Dia Mundial do Serviço Leonístico

CaL Ester Giraldi e CL Ireneo Valdir dos Santos *
Queridos Companheiros Leões, Leoas, Domadoras e Companheiros LEOS do Distrito LD-5 e do Brasil.

No mês de Outubro, comemoramos o Dia Mundial do Serviço Leonístico.

Nós, os Leões, somos pessoas que acreditamos poder fazer algo pelo próximo, pois o nosso serviço leonístico auxilia e alimenta os corações, desperta as virtudes, afirma a justiça e, com humildade e amor, ajuda a cultivar a fé e despertar o grande privilégio de Servir.

A Associação Internacional de Lions Clubes é uma ONG formada por pessoas que tem uma característica em comum: vontade de fazer algo pelo semelhante carente.

Nossa Associação começou há exatos 91 anos, a se comemorar em 10 de outubro, na cidade de Chicago, Estados Unidos, idealizada por um empresário chamado Melvin Jones.

Nosso Lema é "Nós Servimos" e a logomarca de dois leões, olhando em direções opostas, um olhando para as campanhas e feitos do passado e outro encarando o futuro e os desafios que nos aguardam estão a nos mostrar que ainda há muito por fazer. Empresto então as palavras do filósofo Kierkegaard: "A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se adiante".

A maior Campanha de Lions Internacional, que podemos chamar de "carro chefe", é a de combate à cegueira reversível, que foi inspirada por uma menina chamada Helen Keller, nascida saudável, mas que, devido a uma doença acredita-se "escarlatina", ainda muito criança, a deixou cega, surda e muda. Mas com a ajuda de uma professora, Anne Sullivan, passou a se integrar com o mundo, aprendendo a se comunicar através de contato feito com as mãos, o alfabeto de surdo mudo.

Um dia, já adulta, se dirigiu aos Leões, durante uma Assembléia Internacional, em 1925 e os convocou a serem os Paladinos dos Cegos no combate à cegueira reversível. Pediu para que fechassem os olhos por uns momentos e disse:

"Procure imaginar como você se sentiria se, de repente ficasse cego hoje. Imaginem vocês tropeçando e andando às apalpadelas tanto durante o dia como à noite; o seu trabalho, a sua independência, tudo perdido. Nesse mundo escuro não seria bom se um amigo pegasse a sua mão e dissesse: - Venha comigo e lhe ensinarei-a como fazer as coisas que você fazia quando podia ver!"

Seu pedido para aqueles primeiros Leões inspirou a organização internacional a adotar o Programa Conservação da Visão e trabalho com deficientes visuais como uma de suas principais iniciativas de serviço. Aqueles Leões aceitaram este desafio. O programa SightFirst, que significa "visão em 1º Lugar" para a cegueira reversível e os relacionados à audição são os mais importantes da Associação.

Esse braço caritativo de nossa Associação se chama LCIF - Lions Clubs Internacional Foundation, ou Fundação Internacional de Lions Clubes.

Desde o seu início em 1968 já concedeu subsídios, totalizando US$ 604 milhões de dólares, tendo sido operadas, neste período, mais de 100.000.000 de pessoas pelo programa chamado de SightFirst, ou seja, primeira visão.

As bengalas brancas para cegos e os cães guia também foram criados, idealizados pelo Lions.

Os fundos a esse programa vêm de doações de empresas e individuais. Qualquer pessoa doando a quantia de US$ 1.000 recebe como agradecimento um Título chamado de Companheiro Melvin Jones, a maior honraria que a Associação Internacional de Lions Clubes oferece, representado através de um belo quadro em madeira e bronze com seu nome e assinado pelo Presidente Internacional e esta linda ação, se perpetuará para sempre, pois seu nome ficará eternamente gravado num painel luminoso que mostra incessantemente ao mundo.

O trabalho extraordinário de nossa ONG foi reconhecido mundialmente, em julho do ano de 2007, classificando Lions Internacional "como a melhor do mundo", entre 34 organizações pesquisadas, por sua execução de programas, contabilidade demonstrada, comunicação interna e externa, adaptabilidade de programas à comunidade local e compreensão dos objetivos de seus colaboradores corporativos.

A LCIF superou a Rotary International, a Habitat for Humanity, a UNESCO e a UNICEF, entre outras organizações. A avaliação foi publicada no relatório especial de filantropia e cidadania corporativas do Financial Times e destaca o crescente interesse de empresas em parcerias de longo prazo para combater um número cada vez maior de problemas sociais. E neste ano de 2008, mais uma vez fomos destacados pela indicação ao "Premio Nobel da Paz 2008".

É o trabalho dinâmico direcionando os esforços às necessidades da comunidade.

Nós temos uma Declaração de missão que diz assim: "Criar e fomentar um espírito de compreensão entre todos os povos com relação às necessidades humanitárias, fornecendo serviços voluntários por meio de envolvimento comunitário e cooperação internacional".

O interesse humanitário do Lions Clube Internacional é evidenciado por muitos aspectos no trabalho dentro das Nações Unidas. O Lions assumiu o papel de líder nas atividades da Conferência da Carta da ONU em São Francisco em 1945 e desde 1947 tem sido uma das organizações não-governamentais a oferecer consultoria ao Conselho Econômico e Social.

O artigo 71 da Carta das Nações Unidas declara que "O Conselho Econômico e Social pode fazer acordos necessários para consultoria com organizações não-governamentais que se ocupam com assuntos dentro de sua competência. Esses acordos podem ser feitos com organizações internacionais."

O Lions Clube Internacional apóia o ideal das Nações Unidas de paz no mundo, tanto que um de seus projetos e metas é a realização anual de um Concurso, realizado em todo o mundo, denominado Cartaz da Paz.

Todo ano o Tema é definido sempre pela PAZ. Este ano o tema é A PAZ COMEÇA COMIGO" cuja etapa final desse Concurso é lá nas Nações Unidas e vamos procurar estimular nossas crianças a participarem para vencer!

A procura da paz verdadeira deve incluir um reconhecimento da dignidade comum de todas as pessoas na sociedade. A paz é resultado da compreensão, da tolerância, da amizade e da assistência baseada na crença de que as pessoas compartilham uma humanidade comum, apesar das diferenças de herança racial, étnica ou cultural.

Lions é isto!

É isto e muito mais, porquanto apenas relatamos um breve histórico deixando muito a desejar, porque as obras e trabalhos são muito grandes e transcendem as fronteiras das Nações e deste pequeno resumo visando apenas mostrar a todos o que é nossa Associação e merecendo sim nossa homenagem no mês de Outubro elevando nosso orgulho de SER LEÃO e de fazermos Milagres através do Serviço, com ALEGRIA, ENTUSIASMO E PAIXÃO EM SERVIR.

Com todo nosso Carinho!


CaL Ester Giraldi e CL Ireneo Valdir dos Santos * CaL Ester Giraldi e CL Ireneo Valdir dos Santos
Governadora do Distrito LD-5 - AL 2008/2009
E-mail: estergiraldi@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".