Você é um verdadeiro "Leão" ou um simples "sócio" de Lions Clubes?

CL Nelcy Pereira Guimarães *
Quando assumimos, pela primeira vez, em 1970/1971, a presidência do nosso clube de origem - o Lions Clube de Três Corações (Distrito L-20 - Sul de Minas Gerais) mandamos imprimir no rodapé dos papéis de correspondência a seguinte frase: "É fácil ser sócio de um Lions Clube; o difícil é ser Leão".

Com efeito, ser sócio(a) de um Lions Clube é uma coisa, ser Leão ou Companheira Leão, com L maiúsculo, no entanto, é outra coisa completamente diferente. Assim, para ser sócio(a), é necessário que o(a) cidadão(ã), devidamente apresentado(a) pelo seu(sua) padrinho(madrinha), satisfaça todos os requisitos estatutários ( pessoa de maioridade legal, sem distinção de sexo, credo, raça ou cor, de bom caráter, de reputação ilibada, dedicada a atividade lícita, que faça parte de um lar respeitável e possuidora de situação econômico-financeira estável) e, por último, que tenha o seu nome aprovado pelo clube, ao passo que para ser Leão(Companheira Leão), exige-se mais de tal cidadão(ã).

O(a) simples sócio(a) contenta-se em participar materialmente das reuniões e eventos do clube (quando deles realmente participa), enquanto que longe paira o seu espírito. Já o(a) verdadeiro(a) Leão ou Companheira Leão, presente de corpo e alma em tudo o que diz respeito ao Lions, vai além, muito além disso. Ele(ela), antes e acima de tudo, ama a Filosofia Leonística, que bem conhece, vive a sua doutrina intensamente, sente o Leonismo como parte integrante do seu próprio ser, de sua própria vida.

Temos proclamado, com freqüência, que "É preciso sentir o Leonismo", esta bela filosofia que nos foi legada por Melvin Jones, sendo esta, no nosso entender, a condição indispensável para ser um(a) verdadeiro(a) Leão ou Companheira Leão.

O(a) simples sócio(a) não sente, ou pouco sente latejar no seu peito a chama ardente do Leonismo. Ele(a), como se diz comumente, entrou para o Lions, mas o Lions não entrou nele(a), enquanto que o(a) verdadeiro(a) Leão ou Companheira Leão tem a alma impregnada do mais puro Espírito Leonístico, acredita, de fato, no Leonismo e transmite a outrem tal sentimento, com a mais sincera convicção. Razão, pois, tinha alguém quando disse: "Leonismo é um estado de espírito, não se define. Sente-se e transmite-se aos outros".

Não basta usar com orgulho o distintivo do Lions, não basta encher os pulmões e dizer "É uma honra ser Leão ou Companheira Leão", não basta, enfim, estar sempre presente às reuniões, campanhas e atividades outras de seu clube para ser um(a) verdadeiro(a) Leão Companheira Leão. É necessário que o(a) sócio(a), além de fazer tudo isso, sinta, realmente, o Leonismo, fato que, subjetivamente, se traduz pelo amor à causa por ele(a) abraçada, pelo acatamento a tudo relacionado com o Lions, pela satisfação interior por ver concluída uma obra leonística da qual ativamente participou, pelo orgulho que lhe invade a alma quando vê que seu esforço não foi em vão, merecendo o reconhecimento, a admiração, o respeito e a estima da gente de sua comunidade.

O(a) verdadeiro(a) Leão ou Companheira Leão esforça-se para manter sua freqüência 100%, paga em dia suas obrigações financeiras, coloca, quando necessário, os interesses do clube acima dos seus interesses pessoais, cumpre, com maior rigor possível, os horários estabelecidos, características estas nem sempre presentes no(a) simples sócio(a). Além do mais, ele(a) crê, piamente, que o Lions é companheirismo, é compromisso, é compreensão e, sobretudo, é tolerância para aceitarmos os erros uns dos outros.

Com o passar dos tempos, o(a) simples sócio(a) vai se desinteressando pelo seu clube e, conseqüentemente, pelo Leonismo, vai se tornando apático, um indivíduo para o qual o Lions passa a ser algo supérfluo, um peso, um estorvo na sua vida particular, levando-o(a), finalmente, qual covarde desertor(a), a abandonar as suas fileiras.

O(a) verdadeiro(a) Leão ou Companheira Leão, ao contrário, não se abate, não se entrega, não se desinteressa nunca pela Filosofia Leonística, o que o(a) leva a aceitar as realidades leonísticas do mundo em que vive, a ela ajustando-se, adaptando-se. O(a) verdadeiro(a) Leão ou Companheira Leão, enfim, é um(a) convicto(a) soldado do Movimento Leonístico, que jamais abandona o seu posto, jamais deserda.

Após estas ligeiras considerações, permitimo-nos, leonisticamente, fazer a você, que teve a paciência de estar conosco até aqui, a pergunta-título deste artigo: "Você é um verdadeiro "Leão" ou um simples "sócio" de Lions Clube?".

Se você escolheu a primeira opção, queira aceitar os nossos mais efusivos cumprimentos, pois é de pessoas do seu gabarito que o Lions precisa. Mas, se você escolheu a segunda, lamentamos profundamente e sugerimos, com todo o respeito, que, num momento da mais pura e íntima reflexão, faça a si mesmo a pergunta título deste artigo, respondendo-a de imediato, com toda a sinceridade, assim: "O que é que eu estou fazendo no Lions?".

Este artigo foi publicado originalmente no Boletim Informativo
N° 8, da Associação dos Ex-Governadores do Distrito Múltiplo "L"
(AGDL), do mês de junho de 1993, e hoje, novembro de 2008, vem
a lume pela segunda vez, com pequenas alterações e adaptações,
as quais, no entanto, não lhe tiram a originalidade.

CL Nelcy Pereira Guimarães * CL Nelcy Pereira Guimarães
EGD 1972/73 do antigo L-20 (Sul de Minas Gerais), hoje incorporado ao LC-12.
Assessor Distrital de Leonísmo
Assessor de Racionalização dos Distritos - Estudos do DMLC
Associado do Lions de Volta Redonda - 17 de Julho - LC-1 (RJ)
Autor do livro "Pelos Meandros do Protocolo"
E-mail: nelcy.guimaraes@superonda.com.br

(*) Fundador do extinto Lions Clube de Três Corações (antigo Distrito L-20 - Sul de Minas Gerais - hoje incorporado ao Distrito LC-12). Pertence, atualmente, às fileiras do Lions Clube Volta Redonda-Dezessete de Julho, Distrito LC-1

Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".