Serviço e Companheirismo: dois esteios do sucesso

CL Gilberto Padovese *
Quanto mais serviço mais companheirismo e quanto mais
companheirismo mais serviço. Um fortalece o outro.

Serviço e companheirismo, dois esteios do Leonismo, não acontecerão no clube que não tiver três fatores fundamentais: freqüência, retenção e renovação de associados. Estes são os perigos que rondam o Movimento Leonístico atualmente.

Freqüência baixa ocorre no clube que não tem plano de atividade sendo executado para que seus associados se sintam entusiasmados, que seu Presidente não exerce a liderança de forma positiva e cujas reuniões de Diretoria e Assembléia Geral Ordinária (AGO) são improdutivas e enfadonhas.

A retenção de associados se inicia quando associados começam a dar sintomas de desânimo, baixa freqüência e comentários desairosos ao Movimento Leonístico. É nesta hora que o padrinho ou alguém próximo deve começar um trabalho de reversão de expectativas.

E, por fim, a renovação de associados. O clube não pode envelhecer. Há necessidade de sempre entrar associados novos e associados jovens, para que a convivência seja mais fácil, a não ser que sejam pai e filho ou mãe e filha, o que seria atualmente desejável.

Nosso movimento é muito nobre, com objetivos dignos e temos de usar todo o empenho para continuar a merecer sermos chamados de Leões. Para ser Leão a pessoa precisa ter algumas qualidades que o diferenciem na comunidade em que vive e o Leonismo vai capacitá-lo a servir a sociedade desinteressadamente, conforme as normas estabelecidas por Melvin Jones, seu fundador, em 1.917.

Um movimento que mantém seus princípios básicos por 91 anos, que se encontra em 202 países do nosso planeta e que se tornou o maior clube de serviço do mundo , deve conter preceitos fundamentais que interessem às pessoas de bem para servir a humanidade.

E todo este serviço é feito em silêncio, sem nenhuma publicidade, quando muito com alguma notícia em jornal de bairro, porque os demais meios de comunicação não dão nenhuma divulgação.

Através da comunicação, mais precisamente da propaganda e de um programa regular de relações públicas, o Lions deve procurar difundir junto ao público externo, isto é, às autoridades, às lideranças comunitárias e à sociedade como um todo, o ideais, os projetos e as atividades que dão sentido ao nosso movimento, procurando motivar outras pessoas, fora de nossos quadros, a adotá-los e praticá-los, ajudando-nos a promover o sublime ideal de servir.

Nosso Past-Presidente J. Frank Moore III teve uma de suas quatro luzes Iluminando o Caminho para Conscientização do Público, devido a grande importância do Marketing interno e externo dentro do Lions.

Ele foi muito feliz quando disse: "Podemos dizer que o Lions e os nossos programas de serviço são o "segredo mais bem guardado da cidade", mas isto não deveria ser assim. Temos que começar a informar as nossas comunidades quem somos, o que fazemos, quando nos reunimos, e como as pessoas podem se envolver".

Meditemos sobre o assunto.


CL Gilberto Padovese * CL Gilberto Padovese
Assessor FOLAC - Fórum Latino Americano e do Caribe - DLC-2
Associado do Lions de São Paulo - São Miguel Paulista
E-mail: gilberto.padovese@unicsul.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".