Associados de qualidade

CL Fernando Barcelos Silva *
As estatísticas têm mostrado uma queda no número de associados em muitos dos nossos distritos. Nosso movimento clama por novos associados. Nossos dirigentes se preocupam com o recrutamento de novos associados pelos clubes. Conseqüentemente, os presidentes dos clubes, se sentem na necessidade de adquirir novos associados.

Se a solução dessa necessidade é urgente e necessária, é também, preocupante. Preocupante por quê? Porque, os presidentes de clubes, preocupados em atender seu Presidente de Divisão, seu Governador de Distrito e seu Presidente Internacional, correm sérios riscos em adquirirem novos membros para seus clubes não tão bem qualificados conforme necessário. Sim, no afã de conseguirem novos associados, incitam os membros de seus clubes a trabalharem com urgência nesse sentido. Aí, o que acontece: recruta-se qualquer um ou uns na comunidade sem a devida análise da sua ou das suas qualidades para tal. O resultado disso são novos associados despreparados e, em função disso, desmotivados, que acabam por deixar o clube em muito pouco tempo.

A aquisição de novos associados para um clube exige do presidente e demais membros um trabalho sério e bem elaborado. É preciso analisar bem os possíveis futuros companheiros(as) antes de terem seu nome indicado e até mesmo aprovado como novo membro.

Acima de tudo, precisamos saber se aquele ou aquela a quem pretendemos convidar se enquadra no perfil exigido de um membro de Lions. Primeiramente e acima de tudo, precisamos saber se aquela pessoa tem facilidade para se dedicar voluntariamente a trabalhos sociais e comunitários. Não basta ser um bom vizinho, um amigo ou um parente, tem que ter potencial para o serviço voluntário. Em seguida, é importante saber se tem uma vida familiar normal e se é uma pessoa financeiramente estável. Aí sim, é chegado o momento de uma primeira abordagem para receber algumas informações iniciais sobre o Lions.

A melhor forma de se iniciar a pessoa sondada no movimento é convidá-la para participar de reuniões do clube, principalmente, assembléias festivas e atividades, onde o exercício do companheirismo é mais forte e todos terão mais chances de se conhecerem.

Aos poucos, através de algumas reuniões regadas a boas Instruções Leonísticas o candidato ou candidata vai tomando conhecimento sobre as atividades de um clube de Lions e tão logo seja possível, precisa ser informado que um associado de Lions "paga para servir". Todos sabem de casos em que um novo associado só toma conhecimento de que tem que pagar uma mensalidade ao clube, depois que está engajado. Isto é um desastre! O novo CL ou CaL pode se revoltar e deixar o clube quase que imediato. Assim, é muito importante que tais esclarecimentos sejam muito bem feitos. Ele ou ela precisa ser informado(a) sobre as despesas de um clube e, principalmente, a jóia de ingresso e as taxas que o clube tem que repassar a LCI e ao seu Distrito.

A responsabilidade pela manutenção de um novo associado passa a ser de todos os membros do clube que devem estar atentos sobre as suas dúvidas e esclarecê-las sempre. Tão logo seja empossado, o novo associado deverá ser convocado para trabalhos, participar de comissões, pois, do contrário, não se sentirá motivado, apenas participando das reuniões de um clube que não promove atividades de serviço em sua comunidade.

Assim, é realmente muito importante o recrutamento de novos associados, porém, acima de tudo, é preciso agir com muita cautela para que a satisfação de uma nova aquisição, não se transforme em um problema para o clube.


CL Fernando Barcelos Silva * CL Fernando Barcelos Silva
Presidente AL 2008/2009
Lions Clube João Monlevade - Sobral - Distrito LC-12
E-mail: fernandokrupp@yahoo.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".