Aumento do quadro de associados: quantidade ou qualidade?

CL Luiz Antônio Rodrigues Ferreira *
Venho me deparando, principalmente nos últimos anos, seja pessoalmente, seja ouvindo testemunhos de Companheiros-Leões ou Companheiras-Leão com um problema que inúmeros clubes vêm se defrontando: o aumento do quadro de associados.

É notório que um clube com poucos associados, por mais unidos que sejam, terão problemas tanto para efetuar campanhas ou eventos maiores, tendo em vista suas respectivas peculiaridades e complexidades, bem como para manter o clube com todos os seus encargos obrigatórios.

Considero salutar o processo de aumento de associados dos clubes, pois, com ele, o Leonismo ganha porque haverá sempre um material humano valioso que, se bem preparado, orientado e acompanhado, serão os novos associados o futuro através da renovação das Lideranças Leonísticas, bem como a certeza da continuação do Movimento Leonístico.

Entretanto, o que tenho visto me preocupa: são clubes que, na necessidade de aumentar o referido quadro, vem efetuando muitas vezes cerimônias de posse para muitos associados de uma só vez sem a devida preparação, visando apenas o aumento puro e simples no número de associados (quantidade) seja para atender um programa específico, seja uma tentativa desesperada para levantar um clube, dentre outros motivos, esquecendo-se assim muitas vezes elementos vitais antes destas posses, tais como:

Foi feita a devida verificação do candidato a associados?

O candidato a associado foi bem preparado?

O candidato foi acompanhado por seu padrinho?

O candidato foi envolvido em Atividades Leonísticas para verificar seu real interesse e afinidade com o movimento que irá abraçar futuramente?

Os efeitos da condução do processo desta forma são extremamente danosas, indo desde o desinteresse pelo movimento por não terem os novos associados sido motivados de forma correta ou, como a pior das consequências a saída em debandada não só dos associados que foram recém-admitidos no movimento como de associados que já estão no clube há anos e com uma folha de serviços prestados ao Leonismo, ocorrendo assim o efeito inverso ao desejado, podendo ocasionar até o fechamento do clube!

Portanto, é importante e salutar para o Movimento Leonístico o aumento de seu quadro de associados, mas deve-se levar em conta sempre a qualidade neste processo, pois, é melhor preparar bem um candidato a associado que, se bem acompanhado por seu padrinho e amparado pelos demais associados do clube antes e após sua posse, estará o novo companheiro não só motivado como levará para todos os locais o nome de nossa Associação com orgulho e dignidade, incentivando com o seu exemplo amigos, colegas de trabalho e familiares a entrar no Movimento Leonístico, onde assim o Leonismo ganhará muito mais assim do que com posses visando apenas quantidade e suas conseqüências danosas já citadas, demonstrando assim as vantagens da qualidade sobre a quantidade pura e simples no processo de admissão de novos associados.


CL Luiz Antônio Rodrigues Ferreira * CL Luiz Antônio Rodrigues Ferreira
Diretor Social do Lions Clube de São Vicente - Praia - A.L. 2008/2009
São Vicente - S.P.- Distrito LC-5
E-mail: tsluizantonio@uol.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".