A importância de um bom presidente

CL Antonio Benson Junior *
"Contam que, uma vez, numa carpintaria, realizou-se uma estranha assembléia. A qual foi uma reunião de ferramentas, para acerto de suas diferenças.

O martelo havia assumido a presidência do sindicato, mas houve forte oposição das demais ferramentas, exigindo que renunciasse. Argumentavam que ele era demasiado barulhento e além do mais passava todo o tempo golpeando os outros. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que renunciasse também seu vice-presidente o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir algo, enrolando sempre.

O parafuso perplexo concordou, mas por sua vez exigiu a renúncia da lixa, secretária eleita porque ela era muito áspera no tratamento com os demais e estava entrando sempre em atritos.

A lixa aceitou a decisão, mas sugeriu que teriam de forçar o metro, tesoureiro, a renunciar, alegando que ele sempre media os outros segundo sua medida, como se fosse o único perfeito.

Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou todos eles e iniciou o seu trabalho. E adicionando a madeira e o serrote converteu tudo num fino e belo móvel.

Quando o carpinteiro saiu do local e a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote, que até então só observava, com sua experiência e com sua reconhecida sabedoria entre eles pediu a palavra e disse :

- "Senhores, ficou demonstrado que todos temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas virtudes, com nossas qualidades e vejam o belo resultado. assim, não nos concentremos em nossos pontos fracos mas sim em nossos pontos fortes. Portanto unamo-nos porque todos juntos somos fortes e produtivos".

A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato.

Finalmente, viram-se então como uma equipe, capaz de produzir móveis de qualidade e sentiram alegria pela oportunidade de trabalharem juntos".

Comecei meu texto com esta estorinha para mostrar a importância de um líder, de alguém que tenha a capacidade de extrair o melhor de cada subalterno, de cada liderado. Muitas vezes num Clube de Lions, há uma preocupação de se escolher alguém com presença física, desembaraçado, bem apessoado, em vez de procurar alguém aglutinador, com capacidade de liderança, humilde, alguém que busque nas pessoas seus pontos positivos, valorizando-os, ao mesmo tempo em que procure minimizar seus pontos não positivos pois todos nós temos defeitos e virtudes.

Quando se busca defeitos em outra pessoa, o ambiente se torna tenso e negativo. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes, positivos de uma pessoa, florescem as melhores conquistas humanas e se consegue aflorar o que há de melhor em cada um.

Daí a importância da escolha de um Presidente Líder e não um Presidente Político. Cabe ao Presidente a tarefa de aproveitar o que de melhor temos para que o Clube desenvolva o melhor serviço para a sociedade. Entretanto cabe a todos nós a tarefa de ajudá-lo neste mister, respeitando os companheiros/as, enaltecendo suas virtudes, reduzindo de tamanho seus defeitos e fomentando a união para que cumpramos a nossa missão de bem servir que é o nosso belo móvel.

Não precisamos necessariamente nutrir amizade por todos, mas sim respeito, compreensão e acima de tudo, agradecimento por estar o companheiro lhe ajudando, estar ao seu lado trabalhando. Alguns pseudos-companheiros/as confundem servir com servir-se. Muitos adoram cargos e odeiam encargos. Buscam somente o glamour dos eventos e fogem das tarefas e com isso abrem mão da beleza que é o resgate da auto-estima.

Fazer o bem nos torna mais felizes, mais realizados e isto não se compara com a pobre sensação de prazer que eles desfrutam ao curtirem cargos, pins, homenagens e badalação.

Portanto façamos de nossa missão um evento divino, onde o que importa é estar com Deus e pregar suas palavras "amai-vos uns aos outros como eu os amo".

Procuremos esse perfil para Presidente. Enfim, o leonismo, na minha modesta ótica, é uma escola de evolução espiritual, para quem se compromete com o movimento, num impulso idealista e não aventureiro. Então, ninguém mais está habilitado do que aquele que vivenciou bastante esta luta incessante e se mantém firme dentro do movimento.

Acima de tudo, lembrem-se que é muito fácil encontrar defeitos nas pessoas. Qualquer um pode fazê-lo, mas encontrar qualidades... , isto é para as pessoas de espírito evoluído, para os sábios !


* CL Antonio Benson Junior
Associado do Lions Clube de São Paulo - Ipiranga
São Paulo - Distrito LC-2
E-mail: abensonjr@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".