Como mudar o mundo pelo Empreendedorismo Social: o papel do Leonismo

CL Carlos Alberto Almeida Pereira da Silva *
O Lions começou com um grupo de pessoas que não eram famosas - arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, etc. que se reuniram para agregar idéias poderosas que deveriam mudar a vida das pessoas e se propuseram a implementá-las em cidades, países e, em alguns casos, no mundo inteiro.

Estes são os atores que impulsionam as mudanças sociais: os Companheiros Leões.

Empreendedorismo Social é um termo popularizado recentemente, tratando-se da aplicação de técnicas administrativas e comerciais para alcançar fins sociais: iniciativas não lucrativas operam iniciativas de fins lucrativos para gerar recursos. Vemos, no entanto, o empreendedor social com papel mais amplo de uma força transformadora: pessoas com novas idéias para vencer grandes problemas, homens e mulheres para quem "não"' deixa de ser uma resposta aceitável, que se tornam lideres, disseminando suas idéias no mais largo espectro possível.

Empreendedor vem do termo francês "entrepreneur", criado por Jean Baptiste Say, significando "aquele que toma em suas mãos", caracterizando um agente econômico especial, alguém que muda os recursos econômicos de uma área de baixa produtividade para uma área de alta produtividade e maiores lucros.

Empreendedorismo Social, de que estamos tratando é um fenômeno global e os mais criativos solucionadores de problemas não estão situados em áreas restritas, pois, no mundo todo as pessoas enfrentam problemas semelhantes: sistemas de ensino e saúde inadequados, ameaças ao ambiente, pobreza instituída, altas taxas de criminalidade, etc. Nos países mais pobres os Empreendedores Sociais têm de atingir muito mais gente com muito menos recursos, de modo que têm de ser especialmente inovadores para oferecerem soluções adequadas.

Uma importante mudança social frequentemente começa com um único empreendedor - Melvin Jones - indivíduo obsessivo que constata uma idéia e concebe uma nova solução, que toma a iniciativa de implementar esta solução, que reúne os recursos e constrói organizações para desenvolver suas idéias, que fornece energia e concentração nos esforços, continuamente, para superar qualquer resistência e, que, décadas após décadas, continua melhorando, fortalecendo e ampliando suas idéias até que tudo resulte numa boa norma de funcionamento. Assim nasceu e desenvolveu-se a Associação Internacional de Lions Clubes.

Uma das mais importantes coisas que podem ser feitas para melhorar as condições do planeta está em construir uma estrutura de apoio social e econômico para multiplicar o número e a eficácia dos Empreendedores Sociais em âmbito mundial, atraindo-os para os Lions Clubes.

Empreendedores Sociais sempre existiram. São Francisco de Assis foi um Empreendedor Social pois fundou várias organizações que implementaram mudanças padrão em sua área. Atualmente, o empreendedorismo social caracteriza-se como uma vocação e área de interesse público dominante.

Podemos afirmar que hoje em dia mais gente tem mais liberdade, tempo, riqueza, saúde, disposição, mobilidade social e confiança para enfrentar problemas sociais de modo inovador e mais ousado.

O surgimento do importante terceiro setor, ou setor cidadão é porque todas as pessoas reconhecem a urgência de mudanças. A revolução das comunicações deu para milhares de pessoas uma compreensão muito ampla e mais detalhada de todo o mundo em que vivem, tornando-os mais conscientes da destruição do meio ambiente, da pobreza instituída, das catástrofes de saúde, dos abusos dos direitos humanos, dos deficientes sistemas de ensino e da crescente violência.

Aprendemos que as pessoas que resolvem problemas devem antes acreditar que podem chegar os problemas. Esta atitude não surge de repente, mas cresce no indivíduo, a medida que iniciativas pequenas levem à maiores, gradualmente. O LEONISMO COMEÇOU ESTE PROCESSO, ajudando a formar a crença de que é possível transformar o mundo em um lugar melhor.

O Empreendedorismo Social está ocorrendo em uma escala jamais vista, estando as organizações mundialmente mais disseminadas e diversificadas do que no passado As organizações estão pensando em soluções mais sistêmicas dos problemas, oferecendo melhores soluções, em vez de apenas paliativos, simples "tapa-buracos". As parcerias com empresas, instituições acadêmicas e Governos estão crescendo.

Pela disputa natural por posições o setor cidadão está experimentando os benéficos efeitos do Empreendedorismo Social, do aumento da competição e da colaboração e de uma maior atenção ao desempenho.

Este é o leonismo que visualizamos, numa volta ao grupo de Empreendedores Sociais que o estabeleceu, onde a filantropia, a caridade pura e simplesmente deixam de ser o maior objetivo, substituídos pela geração de meios eficazes e eficientes, quiçá auto-remunerados, para suprir as deficiências e resolver os problemas.

Que cada Companheiro Leão se caracterize como um EMPREENDEDOR SOCIAL, dando o máximo de seu esforço na obtenção dos resultados almejados, em atendimento ao lema de "NÓS SERVIMOS".


CL Carlos Alberto Almeida Pereira da Silva * CL Carlos Alberto Almeida Pereira da Silva
Lions Clube do Rio de Janeiro - Barra da Tijuca
Distrito LC-1
E-mail: caaps@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".