O Leonismo na conjuntura econômica atual

CL Luiz Carlos de Oliveira *
Longe de se estar fazendo a apologia da crise, arriscaria afirmar que se gerir o Leonismo nos momentos atuais é uma tarefa difícil porque certamente os desafios, principalmente aqueles voltados para associados e para a questão econômica, acabam impactando no cotidiano dos clubes ou distritos e por aí afora.

Estudando matérias publicadas por especialistas e observando que suas propostas, embora voltadas para o meio empresarial, poderiam ser perfeitamente assimiladas pelo Leonismo, pareceu oportuno trazê-las à tona, mesmo que já tivessem sido abordadas em nosso movimento sob outra forma.

Certamente elas poderão ser úteis aos Dirigentes Leonísticos (em todos os níveis hierárquicos) que estão sendo eleitos para o próximo Ano Leonístico, já que seu intuito é o de refletir sobre o que poderia ser feito para amenizar o referido impacto:

Ter um projeto estratégico

A ausência de um projeto estratégico para qualquer gestão pode deixar o dirigente desorientado, por isso é aconselhável se desenvolver um plano alternativo que proteja a organização do insucesso. É recomendável que se tracem planos, se identifiquem os objetivos, se procure conhecer quais serão as necessidades, não só da comunidade que se atua, mas também dos associados e, por fim, que se desenhem diferentes caminhos a percorrer para alcançar essas metas. A excelência de serviços e a manutenção e o crescimento de associados costumam percorrer o caminho da diversificação. É preciso ser flexível e antecipar-se para não perder o compasso das mudanças;

Ficar atento às mudanças

As crises, em geral, são acompanhadas de mudanças. Portanto, é importante que os dirigentes estejam conectados às transformações dentro da sua comunidade e dentro do convívio leonístico. Ficar imerso no que está sendo feito e não perceber o que acontece em volta pode afastar a organização das necessidades, demandas e até das novas prioridades da comunidade e dos associados. Nem sempre, porém, essas mudanças são explícitas. È necessário ficar atento e buscar a comunicação, formal ou informal. Procurar ser pró-ativo e contribuir para que a organização sobreviva aos problemas. Tal atitude pode fazer toda a diferença;

Ponderação

O pessimismo é ruim para a saúde mental, psicológica e física e afeta o desempenho. Pode inclusive impedir que sejam encontradas saídas para os problemas. Canalizar as energias para atuar melhor, para administrar a angústia, medos e incertezas é uma alternativa. Ponderar, no entanto, a autoconfiança. Em excesso ela também pode ser prejudicial para a gestão da organização. Além de causar acomodação, pode fazer perder o senso da realidade. Priorizar o meio termo é a grande saída.

Ser flexível

A inflexibilidade, em momentos difíceis, só tende a atrapalhar ainda mais a gestão da organização. Isso porque, geralmente, a situação propicia mudanças e é natural certa resistência, até porque sair da zona de conforto é difícil. Mas é preciso ressaltar que nem sempre as transformações são negativas. Assuntos como reuniões festivas em clubes, mensalidades de clubes e taxas cobradas dos clubes pelo Distrito e pela Associação Internacional, assim como a realização de eventos como Reuniões Distritais, Convenções, publicações e outros eventos similares devem ser reavaliados à luz da realidade econômica atual. O dirigente flexível avalia a situação e cria estratégias para agir.

Inovar e criar

Fazer o que for necessário para superar a crise. Procurar identificar onde é possível agregar valor, pensar em projetos sustentáveis para a comunidade ou onde se pode reduzir os custos operacionais da organização sem afetar sua coluna vertebral. É importante ultrapassar o convencional e ter mente empreendedora para criar e inovar sempre, principalmente hoje, aonde existem meios eletrônicos que podem contribuir significativamente na redução de custos. Agir com bom senso, lembrando que os gastos da organização devem ser por ela suportados e não cobertos por quem eventualmente esteja dirigindo-a.

Motivar

A motivação é a locomotiva dos bons dirigentes que devem lutar para não deixar o momento difícil abalar e comprometer a qualidade do trabalho de sua organização. Quando alguém deixa de acreditar, deixa de lado também os motivos que ajudam a organização a crescer. Além disso, perde a capacidade de inovar, de contribuir e ousar. Pessoalmente não permita que os problemas abalem seu desejo de servir ou tornem os desafios mais difíceis do que são e lute para que o mesmo ocorra em sua organização, transformando os momentos difíceis em prazer.

Tomar decisões ponderadas

As tensões são comuns durante as grandes dificuldades. Portanto, cuidado. Nada de tomar decisões baseadas no desespero. Pondere todos os pontos negativos e positivos e pense bem antes de qualquer decisão. Compare os benefícios de uma nova atividade com aquelas que são feitas atualmente ou quais os benefícios que determinada despesa possa efetivamente estar contribuindo eficazmente para a comunidade Leonística. Lembre-se que crises estimulam mudanças. Enquanto há necessidades em declínio, há outras em expansão.


CL Luiz Carlos de Oliveira * CL Luiz Carlos de Oliveira
Assessor de Comunicação da Confraria Aplionsclubes
Lions Clube de Piracicaba Vila Rezende - LC-3
E-mail: oliveira.luizcarlosde@gmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".