A Instrução Leonística

PDG CL Fernando Luiz Ramos Dias *
Em reunião de Lions, a Instrução Leonística reveste-se de fundamental importância por ter a finalidade de transmitir conhecimentos e de orientar sobre o Movimento Leonístico. É a busca do saber acerca da filosofia e das normas do Movimento da Associação Internacional de Lions Clubes.

É a forma mais objetiva e eficiente que se encontrou para transmitir a doutrina de Melvin Jones e para fazer com que ela se aprofunde no âmago desse Movimento Internacional.

Tem por objetivo fazer com que os associados de um clube sejam instados à prática do serviço desinteressado, à defesa dos interesses comunitários, ao incentivo aos princípios do bom governo, da boa cidadania, à união dos clubes pelos laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca, bem como ao fomento de um espírito de compreensão entre os povos da terra.

Pelos benefícios advindos para a prática do leonismo, ela deve ser adotada em todas as reuniões de um clube, de forma paulatina, pois é sabido que a apreensão do conhecimento não ocorre da noite para o dia, de relance.

Segundo Paulo Freire: "Aprender, não é um ato findo. É um exercício constante de renovação".

Para Abigail Adams, trata-se de um processo, quando afirma que: "O aprendizado não é conquistado acidentalmente. Ele deve ser perseguido com ardor e tratado co diligência", corroborando outro autor que declarou que "aprender é um processo que se inicia quando se nasce e só termina quando se morre".

O PDG 1974/75, CL Arnaldo Setti, de saudosa memória, externou muito claramente o seu pensamento sobre o que vem a ser "Instrução Leonística" quando, no prólogo da Coletânea elaborada pelo CL Walteno Marques da Silva, em abril de 2002, sob o título "Instrução Leonística, Conhecendo e Melhorando", disse":

"Na expressão instrução concentra-se o cerne do objetivo que se procura alcançar.

Instrução é educação cultural. Pode o homem palmilhar pelos incontáveis caminhos do saber e em todos, procurando seu alicerce, irá encontrar a instrução.

Sejam, quais forem as áreas do conhecimento humano, este só será adquirido por intermédio da instrução. Quanto mais o homem se instruir mais vai ampliar seu conhecimento, mais vai avançar em sua educação cultural.

O conhecimento é o domínio teórico ou prático de um assunto, seja ele qual for, inclusive, obviamente o Conhecimento Leonístico".

Dada a sua importância, a Instrução Leonística não pode ser tratada de qualquer maneira, sem preparação cuidadosa, a começar pela escolha do tema a ser abordado, que deve ser importante, oportuno e adequado para a platéia ouvinte, cuja finalidade pode ser de natureza informática ou motivacional. Deve, enfim, tratar de tema relevante, mediante escolha e ministrado conforme planejamento elaborado no início de gestão, para ser desenvolvido durante o Ano Leonístico.

Outro ponto benéfico da Instrução Leonística é que ela é útil não só para os ouvintes, mas, também, para a pessoa que a escreveu e que fará a sua apresentação, tal como bem se manifestou.

Cora Coralina ao refletir sobre a correlação entre o saber e a sua transferência: "Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".

Para cumprir realmente a sua finalidade, ela não deve ser proferida em forma de discurso, mas sim através de explanação sucinta voltada para todos, de maneira concisa, sem divagação, fantasia ou devaneio. Deve ser bem apresentada, de forma audível, de modo a despertar a atenção e o interesse de todos os ouvintes.

Por consideração e respeito ao palestrante e para facilitar o cumprimento de sua missão, deve-se ouvir a Instrução Leonística com a mesma atenção com que se desejará que façam os ouvintes quando for apresentar a sua.

É a maneira mais apropriada e cortês de se proceder, pois sendo assim, o palestrante, por um lado, terá mais entusiasmo para transmitir os seus conhecimentos e a platéia, de outro, absorverá melhor o conteúdo apresentado.


PDG CL Fernando Luiz Ramos Dias * PDG CL Fernando Luiz Ramos Dias
PDG AL 2002/03 - Distrito LB-3
Assessor Distrital de Convenção - AL 2008/09
Associado do Lions de Brasília - Metropolitano
E-mail: fdiascarmen@brturbo.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".