A arte de saber ouvir

CL Luiz Carlos de Oliveira *
Porque estamos no limiar de um novo Ano Leonístico, aonde as Diretorias de clubes vão se formando e a maioria dos Governadores Eleitos inicia seus preparativos para realizar a Escola de Dirigentes, pareceu que seria interessante levar ao conhecimento dos companheiros uma Instrução Leonística que pudesse contribuir para o aprimoramento.

Partindo do princípio de que saber como se comportar perante a qualquer situação que envolva relacionamento interpessoal é extremamente importante para o sucesso contínuo de qualquer organização ou grupo e, considerando que a arte de saber ouvir é uma das principais habilidades neste contexto, abaixo seguem alguns pontos que podem se tornar grandes aliados dos Dirigentes Leonísticos, qualquer que seja o nível hierárquico dentro da organização, principalmente porque ela é fundamental no processo da boa comunicação e poucas pessoas usufruem deste privilégio.

1) Livre-se de verdades sacramentadas

Esteja disponível porque a disponibilidade é a primeira condição para ouvir. Não se arme contra nada e contra ninguém. Deixe seu corpo receptivo, abandone as armas perigosas de suas próprias preferências e analise a mensagem pelo seu valor concreto e não por seu gosto pessoal.

Tenha em mente que escutar exige silêncio interior, que nos predispõe a receber novas idéias e deixá-las frutificar em novos conhecimentos.

Escutar, simplesmente escutar, sem julgamentos, sem projeções, sem antecipar resultados, sem matar as mensagens com o peso sufocante de nossa auto-suficiência.

Escutar palavras, mas principalmente, escutar e assimilar a manifestação total do outro ser que conosco tenta se comunicar.

2) Tenha coragem de ouvir

A confiança em si mesmo o libertará do receio de ouvir as opiniões das outras pessoas sobre o seu modo de ser e viver. Afinal de contas, o que poderão dizer sobre você que você já não saiba?

Abra-se à comunicação , concentre-se na pessoa que fala, não se distraia nem por um segundo e aproveite o máximo esses momentos maravilhosos em que alguém está falando com você.

Se a fala se revestir com a roupagem pesada da crítica, não a rejeite. Exercite a empatia, coloque-se no lugar de quem fala e, aí sim, você terá condições de julgar , com mais propriedade, sobre o valor das colocações que foram feitas.

3) Analise a mensagem pelo seu valor

Há comunicações que nada comunicam e há pessoas que tem uma habilidade incrível para falar muito, sem dizer absolutamente nada.

Ouça com atenção e, como um lavrador, separe o joio do trigo.

Lembre-se que existem pessoas que são complicadas e, consequentemente, complicam o seu modo de falar. Tente descomplicar e entender as mensagens que estão por trás de toda essa comunicação.

4) Não interrompa quem fala

Ouça com paciência e não fique todo o momento interrompendo o processo. Não questione as idéias antes de elas terem sido expostas de uma maneira total.

Lembre-se que o importante no escutar é acrescentar novos conhecimentos e não entrar numa luta corpo-a-corpo para refutar idéias e opiniões alheias.

5) Concentre-se no que é verdadeiro

É fato inegável que diante de qualquer mensagem o ser humano já tira as suas próprias conclusões as quais são oriundas de todo um sistema de valor.

Corre-se o risco de se deturpar a mensagem transmitida, amoldando-a aos interesses de quem ouve.

É importante buscar a verdade, mesmo que contrarie por completo tudo aquilo que pensamos e desejamos ouvir.

Somente assim o escutar preencherá a sua finalidade, proporcionando informações, gerando novas idéias e contribuindo para que as comunicações sejam realmente produtivas.


CL Luiz Carlos de Oliveira * CL Luiz Carlos de Oliveira
Assessor de Comunicação da Confraria Aplionsclubes
Lions Clube de Piracicaba Vila Rezende - LC-3
E-mail: oliveira.luizcarlosde@gmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".