Lions: social e catalisador da ação cooperativista

CL Luiz Mar Sória/Cal Jacira *
A humanidade atual necessita mais do que nunca do auxilio dos Leões, face às calamidades que assolam os países civilizados e muitos classificados pela ONU, abaixo da linha da pobreza. Conseqüentemente, milhares de homens e mulheres, doam-se ao trabalho humanitário e desinteressado, buscando desta forma, amenizar o sofrimento da coletividade.

Para o pensador John Dewey, "o homem é um ser eminentemente social, considerando os motivos morais como um das exigências para o serviço de finalidades sociais. Assim, a cooperação e o trabalho grupal são os elementos fundamentais da vida coletiva, satisfazendo as necessidades sociais".

É sabido de que os associados dos Lions Clubes colaboram com o social, além da benemerência praticada pelos seus membros, que formam a célula máter do Movimento Leonístico.

Sem o social, na concepção de cooperação no contexto sociológico, é uma relação de ajuda entre indivíduos e/ou entidades, no sentido de alcançar objetivos comuns, utilizando métodos mais ou menos consensuais.

Por outro lado, a cooperação entre os Leões opõe-se, de certa forma, à competição, contudo, o desejo de competir com outros de diferentes agremiações de serviço é, por vezes, considerado como catalisador da ação cooperativista.

Da mesma forma, como nos organizamos em Lions Clubes para atender as comunidades mais necessitadas, não representa competição com grupos ou entidades filantrópicas, ligando os indivíduos em Associações, Grupos e Instituições que visam atender as comunidades onde estão inseridas.

A Família Leonística reúne todos os que estão abertos e desejam colaborar com a sociedade em um só grupo, que se inicia quando fomos aceitos para participarmos do Movimento Leonístico.

É nele, junto aos companheiros, companheiras, domadoras e Leos é onde desenvolvemos a nossa vida social, facultando o crescimento intelectual e moral que eleva os associados na conquista de novos conhecimentos através da vasta literatura existente em nosso meio.

Os programas anuais dos Lions Clubes reservam espaço para festivas em Homenagem aos Pais; Aniversário de Fundação; Dia Internacional do Serviço Leonístico, Dia do Leonismo Nacional, Mês do Presidente, Mês de Melvin Jones, dos Governadores, ampla comemoração do Dia do Idoso e Dia da Criança; Cartaz da Paz; Confraternização de Fim de Ano - compreendendo o Natal das Crianças e distribuição de Cestas Básicas; Dia Internacional da Mulher; Páscoa nas Creches, participações nas Distritais e Convenções, além é claro, da grandiosa Campanha da Visão. E, não podemos esquecer dos Ex-Governadores, o qual, tem seu mês e são homenageados pelos seus Distritos e Lions Internacional.

Também as jaulas arrecadam recursos para o cumprimento de suas promoções através da realização de Bazar da Pechincha, Eventos Sociais; Doações de Diretoras e Associadas; Campanhas de Arrecadação de Produtos de Alimentação e Limpeza e patrocínios diversos, atendimento em hospitais e creches.

As equipes das Companheiras e Domadoras se reúnem semanalmente, e produzem enxovais de bebê, peças de vestuário infantil, e para idosos, brinquedos artesanais e todos os demais itens necessários às doações efetuadas durante a gestão. Além disso, confecciona artigos de copa, cozinha e outros para venda no Bazar de Natal que geralmente são realizadas pelos clubes femininos.

Portanto, podemos usar a fórmula: vida familiar = vida social = Vida Leonística = cooperação, a qual nos torna cidadãos do mundo e com o coração aberto para realizar as campanhas que se fizerem necessárias em todas as comunidades que necessitam da nossa permanente preocupação.


CL Luiz Mar Sória * CL Luiz Mar Sória/Cal Jacira
Lions Clube Florianópolis - Centro
Distrito LD - 9
2º Secretário AL 2009/2010
Past - Presidente do Lions Clube - Florianópolis - Estreito - DLD-9
E-mail: sorialions@hotmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".