Lions e os princípios de bom governo

CL João Roberto Moreira Alves *
Um dos mais importantes compromissos assumidos por todos os que integram o Movimento Leonístico é o cumprimento dos objetivos de Lions Internacional.

Em todos os países, em idiomas e formalismos diferentes, homens e mulheres ao assumirem o compromisso de participar da entidade, prometem cumprir rigorosamente os objetivos e o código de ética.

A Associação Internacional de Lions Clubes mantém há mais de 80 anos, os mesmos objetivos e, dentre eles, está inserido o dever de "incentivar os princípios de bom Governo e boa cidadania".

Em nosso País vemos extraordinários trabalhos comunitários feitos pelos Clubes, nas mais variadas áreas: cultura, educação, saúde, assistência social, intercâmbio internacional, apoio à juventude, etc.

Não temos visto nesses últimos anos, fóruns ou debates sobre a governabilidade brasileira, quer na esfera municipal, na estadual ou na federal.

Os dois grandes veículos de comunicação no Lions, as revistas "The Lion - Brasil Sudeste", que registra as atividades feitas no Distrito LC e a "The Lion", que enfoca as ações dos Distritos LA, LB e LD, mostram o cenário nacional e observa-se que inexistem manifestações acerca dos resultados obtidos pelos Poderes Executivo e Legislativo.

Isso não acontece em relação ao Poder Judiciário que, por diversas vezes, analisa o desempenho de Juízes, Desembargadores e Ministros dos Tribunais Superiores, concedendo-lhes justas homenagens.

A principal causa da omissão dos Clubes de Lions na avaliação política decorre de uma interpretação equivocada de outro objetivo de Lions - o quinto - que assim diz:

"Promover um fórum para livre discussão de todos os assuntos de interesse público, excetuando-se, entretanto, o partidarismo político e o sectarismo religioso, que não serão debatidos pelos sócios no Clube".

O Lions não pode se omitir em importantes momentos do Brasil. Para que exista um bom governo a Nação tem que se manifestar, através de todos os setores organizados, onde o Lions Clube se insere.

Debater amplamente o tema e propor soluções não é um dever dos Leões. É mais do que isso: é obrigação. Do contrário estaremos descumprindo frontalmente os Objetivos e o Código de Ética que diz devemos "ter sempre presente meus deveres de cidadão para com a minha localidade, meu Estado e meu País...".


* CL João Roberto Moreira Alves
Acadêmico da ALAC - Academia de Letras, Artes e Ciências dos Lions Clubes (cadeira 29)
EGD do Distrito LC-1 -Ano Leonístico 1998/99)
Associado do Lions Clube Rio de Janeiro - Ilha do Governador (DLC-1)
E-mail: jrobertoalves@ipae.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".