Atestado de competência

CL Luiz Carlos de Oliveira *
São várias as definições para "Diretor", importante atribuição dentro de qualquer organização.

Destacamos algumas do "Aurélio", onde "Diretor" é aquele que dirige; é o administrador; o encarregado da gerência dos negócios enquanto o significado da palavra administrar complementa esse sentido quando é definida como gerir negócios públicos ou particulares; reger com autoridade suprema; governar; dirigir qualquer instituição, etc.

Transpondo essas definições para o Leonismo, a fim de se assegurar de que o caminho certo está sendo trilhado, costumo imaginar qual seria a postura adequada para um Diretor de Clube (inclusive o Presidente), principalmente quanto aos dois dos principais pilares de que levam as organizações ao sucesso. Refiro-me à delegação e ao comprometimento.

No meu silêncio, costumam surgir algumas indagações do tipo:

Como anda o espírito de equipe?

Os titulares de cada pasta têm agido de acordo com o que se espera ou do que está implícito na sua atribuição, inclusive o Presidente?

Será que estão sendo oferecidas todas as oportunidades para a Diretoria atuar adequadamente?

Neste mundão por ai afora do Leonismo, já me deparei diante de circunstâncias em que lamentavelmente o protagonista principal das ações do Clube vinha sendo a figura do Presidente, seja pela omissão, despreparo, ausência de desafios, descontentamento dos diretores seja pela atitude centralizadora do próprio Presidente.

Seja qual for o caso fica muito difícil de gerir qualquer organização quando seus membros assim se comportam e é preciso uma boa injeção de ânimo e paciência para reverter o quadro.

Arriscaria afirmar que o que se espera dos Diretores é que eles sejam atuantes e conscientes de suas responsabilidades. Que as idéias criativas, frutos do conhecimento, comprometimento e da criatividade sejam logo transformadas em fatos por companheiros dispostos a trabalhar e, o principal de tudo, com apenas o envolvimento necessário e justo da Presidência.

É importante que os Diretores contemplem o desafio de sua pasta como uma oportunidade e não como um encargo assim como é vital que tenham flexibilidade para adaptar-se tranqüila e harmonicamente às mudanças repentinas de rumo, seja na parte de serviços comunitários seja na parte administrativa.

No ambiente que as atuações seguem esse ritmo certamente esta experiência será muito gratificante a todos e possibilitará sustentar-se um plano de trabalho em que todo companheiro tornar-se-á peça importante do sistema e, acima de tudo, o tempo passará sem que se perceba, ficando mais do que evidenciado que a intensidade do trabalho o consumiu prazerosamente.

Aquele diretor que realiza seu trabalho de forma completa e "gerencia" sua pasta adequadamente, além de se enquadrar naturalmente na definição do "Aurélio", não tenham dúvidas que fariam jus a um " Atestado de Competência", caso essa modalidade de reconhecimento fosse formalizada dentro do Leonismo.

Se você julgar que esta mensagem mereça ser divulgada, não hesite, repasse-a ao seu LEO, Clube de Castores que por ela possam se interessar, porque estará contribuindo para ajudar a converter a Internet num meio sadio de divulgação, além de reforçar laços de amizade, máxima do Leonismo.

Sawabona (eu te respeito, te valorizo, tu és importante para mim) e...

aquele abraço


CL Luiz Carlos de Oliveira * CL Luiz Carlos de Oliveira
Membro da Confraria Aplionsclubes - Apaixonados por Lions Clubes
Lions Clube de Piracicaba Vila Rezende - LC-3
E-mail: oliveira.luizcarlosde@gmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".