Formação Leonística

CL Antônio Douglas Zapolla *
A minha opinião sobre o assunto Formação Leonística, é a seguinte:

Nesses seminários, cursos e treinamentos, é difícil achar um denominador comum que venha atender aos objetivos propostos por aqueles que os promovem, seja o Governador do Distrito ou os Assessores Distritais.

Por isso, acho que devemos analisar este assunto desde o principio, ou seja, desde a formação da diretoria de um clube, que deve ser a mais criteriosa possível, com companheiros abnegados e responsáveis assumindo estes cargos. Assim eles serão aos poucos preparados para as suas funções futuras, pois são destas diretorias e desses companheiros responsáveis que saem os futuros Assessores Distritais e depois até um futuro Governador.

Quando estamos nos cargos em clubes, a coisa é um pouco mais fácil, pois se restringe ao âmbito de nossas cidades e com a responsabilidade de participar só dos Conselhos Distritais, Comitê Assessor e da Convenção Distrital. Parece simples, mas não é tanto assim.

Hoje, a participação efetiva de companheiros e domadoras na Diretoria do Clube já traz, além da responsabilidade, encargos financeiros pessoais que às vezes para alguns (ou muitos) pesam muito. Viagens, pedágios, hotéis, dias de serviços, etc., que se somados ao longo do ano, custam bastante, e na maioria das vezes, sai apenas do bolso desses companheiros.

Depois, se esse companheiro, mercê de sua dedicação, assume um cargo distrital, onde é sempre mais exigido, a coisa se torna mais complicada. Os custos aumentam e a governadoria não assume nada perante o companheiro. Assim, quem quer realmente participar, tem que abrir mão de muita coisa e principalmente "gastar mais". É um gasto que para aqueles que possuem uma situação financeira estável é muito bem empregado. Porém, temos aqueles também que não podem arcar com tudo que um determinado cargo exige, e assim o ideal abraçado acaba prejudicando a si mesmo.

Entra aqui o conhecimento do Governador de Distrito que deve conhecer a vida daquele companheiro que vai ser convidado, pois acredito que em muitos cargos, não basta em um companheiro que no seu clube é um exemplo de amor ao Leonismo. É preciso que o Governador conheça a sua posição financeira e social para saber se isto, o convite para determinado cargo distrital, não vai prejudicar de alguma maneira o companheiro e o próprio Movimento Leonístico.

E um companheiro também não pode ser prejudicado para se dedicar ao extremo, já que seria uma incoerência participar para ajudar os outros, se estiver sendo prejudicado individualmente. Ai entra a sensibilidade do Governador que deve, ao escolher o seu staff, ter conhecimento pleno da vida pessoal de cada companheiro que for escolhido para ocupar cargos distritais.

Acredito que não basta o companheiro ser dedicado ao extremo em seu clube, para que a nível de distrito, ele também seja. Sabemos de muitos companheiros que sacrificam a sua própria vida pessoal e financeira para se dedicar ao Leonismo. Por isso, o CL Governador, ao fazer um convite para determinado companheiro ocupar cargo de relevância, deve conhecer, não só a Vida Leonística, mas também pessoal e profissional de quem está sendo convidado.

É complexo, mas é preciso ser realista. Hoje, quando a maioria luta com dificuldades para se manter, para manter a sua família, nos movimentos voluntários, é preciso muito discernimento para se alcançar os objetivos, sem prejudicar mesmo involuntariamente, qualquer companheiro ou companheira.

Voltando aos seminários, cursos e treinamentos, para promovê-los, tudo têm que ser analisado sobre vários prismas. Por isso, defendo a tese de que a coisa tem que ser a nível de divisão, procurando-se centralizar esses eventos, a fim de que não onere muito os companheiros.

Acredito também que muitos desses treinamentos deveriam ser feitos nos próprios clubes, através de assessores preparados, em todos os sentidos, que poderiam se dedicar mais e reunir em cada cidade, um maior numero de companheiros que poderiam ter a sua carga de motivação aumentada, e assim, aos poucos, o Leonismo sendo reforçado.

É verdade que assim sendo, o assessor deve ter um padrão de vida que lhe permita dedicar-se às responsabilidades assumidas sem lhe prejudicar.

Na prática, já vimos que seminários, cursos e treinamentos em dias normais (à noite), em sábados (quando muitos trabalham normalmente) e aos domingos (que é o mais indicado), quando feitos a nível de distrito ou de região, o aproveitamento nem sempre é o desejado. Faltas constantes de muitos que deveriam participar, atrasos, horários apertados e outros fatores que contribuem para que o sucesso não seja alcançado. Assim, se acharmos um denominador comum para que isto seja a nível de divisão, ou até mesmo, em cada clube em particular, tudo poderia ser diferente e melhor.

Estes Encontros Distritais devem ser realizados mais para que os companheiros, companheiras e domadoras se conheçam mais e melhor. Assim, todos teriam, numa programação mais leve, mais tempo e mais interesse em participar, sabendo que aquele determinado dia será dedicado e consagrado ao companheirismo realmente.

Não sei se me fiz entender, mas acho que muitos desses eventos não alcançam seus objetivos.

É preciso saber, não só inovar, mas também achar o melhor caminho para que os objetivos sejam alcançados para conseguir através do Leonismo, ajudar às nossas comunidades, reforçar o nosso companheirismo, valorizar o movimento e termos realmente satisfação e prazer em SER LEÃO.


CL Antônio Douglas Zapolla * CL Antônio Douglas Zapolla
Assessor Distrital de Imprensa e Divulgação Leonística
Lions Clube de Brodowski - LC-6
E-mail: fotodouglas33@gmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".