História do Programa Leo

Há 40 anos, o treinador Jim Graver deu início ao jogo. Muito provavelmente era um jogo de baseball.

Em 1957, Graver era o treinador do time de baseball da Abington High School, Pensilvânia, EUA. Era também um sócio ativo do Lions Clube de Glenside, Pensilvânia.

Juntamente com seu companheiro Leão, William Ernst, Graver falava em iniciar um clube de serviços para estudantes do ginásio. Atribui-se a Ernst a declaração em um artigo do jornal "The Evening Bulletin", em 7 de outubro de 1976, de que "Os Kiwanians tinham seus Key Clubs e os Rotarianos tinham seu Wheel Club (depois mudado para Interact Clubs)".

Eles então pediram apoio a seus companheiros Leões. Sem hesitar, o Lions de Glenside concordou que um grupo de jovens Leões seria uma boa idéia. Graver e Ernst começaram a trabalhar.

"Precisamos de um núcleo, um grupo de crianças com o qual começar", disse Ernst. "Assim, fizemos com que o filho de Jim viesse à primeira reunião, acompanhado de todo o seu time de baseball". Nove meninos do segundo ano, calouros e veteranos, se juntaram ao grupo de 26 jogadores de baseball.

Juntos, os 35 adolescentes formaram um clube. Em 5 de dezembro de 1957, o Lions de Glenside concedeu uma carta constitutiva ao Leo Clube da Abington High School.

Como o primeiro Leo clube do mundo, o grupo criou o acrônimo LEO - Liderança, Igualdade (mais tarde alterado para Experiência), Oportunidade. E o grupo escolheu as cores vermelho escuro e dourado (as cores de sua escola) como as cores do Leo clube.

A hora e a vez de uma idéia

Os Leos de Sabington representavam uma idéia isolada até 1963. Naquele ano, um Leo clube foi formado na Tamaqua Area High School, na Pensilvânia. Logo em seguida, um ex-Leão da Filadélfia formou um Leo clube em Nova Iorque. Em 1964, havia 27 Leo clubes na Pensilvânia e um em Nova Iorque.

Alargava-se o círculo de clubes juniores de serviço. Em outubro de 1967, a diretoria internacional do Lions Clubs International adotou o Programa Leo Clube como programa oficial da associação. Aberto a ambos os sexos, o objetivo do Programa Leo Clube era, e ainda é:

"...oferecer aos jovens do mundo uma oportunidade de desenvolvimento e contribuição, individual e coletiva, como membros responsáveis da comunidade local, nacional e internacional".

Em 1968, Leo clubes recém-formados começaram a enviar à sede internacional suas solicitações de certificação. Em 17 de outubro de 1969, os formulários solicitando certificação para o Leo Clube da Abington High School chegou à sede. Nessa data, o primeiro Leo clube do mundo foi formalmente reconhecido como parte do Programa Leo Internacional. O Leo John Hebert, de Baederwood, Pensilvânia, atuou como presidente do Leo Clube da Abington High School.

Hoje, O Programa Leo Clube está mais forte do que nunca. O serviço comunitário continua sendo a pedra fundamental do programa. Assim como seus colegas Leões, sócios do Leo Clube gostam de servir seus vizinhos e observar o desenrolar positivo dos resultados.

Projeto Leo Internacional

Em abril de 2005, a Diretoria Internacional do Lions aprovou o projeto de serviço internacional Atenção às Crianças para Leo Clubes.

Os Leo Clubes são incentivados a desenvolver um projeto para crianças em circunstâncias adversas. Uma data ideal para implementar um projeto Atenção às Crianças é 5 de dezembro, o Dia Internacional do Leo.

São exemplos de projetos:

Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".