A responsabilidade do LEO Clube com a educação e cultura

CLEO Pedro Augusto e CLEO Jean Loscha*
Educação e a cultura são a base de uma sociedade organizada e justa, sendo assim, para tornarmos mais justa nossa sociedade e buscar formas de levar ao próximo algo que realmente mude sua vida e o faça crescer e caminhar, sem duvidas, devemos trabalhar com esses dois elementos, afinal, não basta dar o peixe, tem que se ensinar a pescar.

Educação engloba o processo de ensinar e aprender. Esse processo é utilizado em qualquer grupo, a fim de garantir e perpetuar os modos culturais de ser, estar e agir necessários para sobrevivência dentro de um grupo, ou seja, a educação está diretamente ligada a cultura que é a maneira de viver desse determinado grupo, e engloba tudo o que eles aprendem, produzem e adotam como hábitos de vida, sua língua, sua história, seus costumes, entre outros.

E qual e a responsabilidade do movimento LEO em relação a isso?

Bem, caro C.LEO, o objetivo do LEO é despertar a liderança em jovens através do trabalho social e do serviço desinteressado. Assim sendo, é dever e responsabilidade do movimento LEOístico atuar sobre a base da sociedade que é a educação e a cultura, pois é atuando sobre esses dois aspectos que conseguiremos fortalecer nosso movimento e atingir nossos objetivos como C.CLEO.

Atuando em cima disso, de certa maneira estaríamos mudando a base de nossa sociedade, que é uma sociedade capitalista, egoísta e desigual, para um modelo bem mais justo e igualitário para com as pessoas, já que contribuiríamos para formação de lideres competentes, éticos e justos, tipos de pessoas que raramente encontramos nos cargos de liderança do nosso país.

Quando falamos em educação devemos buscar todos os tipos de educação, como escolar, ambiental, no transito, sexual, buscar maneiras para que todo tipo de preconceito seja quebrado, que os direitos de todos os brasileiros sejam respeitados como cidadãos que são desse país, lutar para que tenham acesso a uma educação de qualidade.

Diariamente nos deparamos com noticias de jovens mortos pelo tráfico, famílias passando fome, vivendo em condições calamitosas, empresas desmatam, queimam e agridem o meio ambiente, tudo isso ocorre pela falta de oportunidade, informação e de consciência dessas pessoas, através de trabalhos de conscientização na sociedade desde a escola. Podemos reeducar parte dessa população, integrá-los numa cultura e formar novos lideres que poderão posteriormente resolver esses problemas que atingem todo planeta, esse é o papel de um LEO Clube.

Através de conscientizações, palestras, protestos, projetos dentro das escolas, devemos buscar chamar a atenção da população para o que está acontecendo em nosso cotidiano, sobre os problemas ambientais, a miséria, problemas que nos cercam todos os dias e que já parecem ter caído em nossa rotina, e o que acontece é praticamente "normal".

Isso tem que ser mudado! Podendo ser feito, levando às pessoas um pouco de conhecimento e de cultura, através de diversão e projetos que visam esse objetivo, e mais do que isso mudar nossas próprias atitudes no dia-a-dia, nos mostrarmos pessoas conscientes e diferenciadas irá atrair a atenção dos outros, ou seja, dar o exemplo, esse é um grande passo para que as pessoas também mudem suas atitudes e busquem, assim como nós fazer a diferença onde vivem.

Ajudando a um ou a um milhão, não importa, pois cada mão que é estendida a alguém fará sim, muita diferença, se cada companheiro buscar essa mudança dentro de sua casa, da sua comunidade, da sua cidade, nossos objetivos serão alcançados e nossa nação se fortalecerá. "Seja a mudança que você quer ver no mundo!"


CLEO Pedro Augusto de Oliveira Inácio * CLEO Pedro Augusto de Oliveira Inácio
Presidente do LEO Clube Potência - Gestão 2009/10
Vespasiano - Distrito LC-4
E-mail: pedro-bassan@hotmail.com

CLEO Jean Carlos Loscha Silva * CLEO Jean Carlos Loscha Silva
Vice-Presidente do LEO Clube - Potência - Gestão 2009/10
Coordenador da Região Leste - Gestão 2009/10
Vespasiano - Distrito LC-4
E-mail: jeanloscha@hotmail.com

Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".