Dia Mundial da Posse de Leões

CL Paulo Fernando Silvestre *
O que é o Dia Mundial da Posse de Leões?

O Dia Mundial da Posse de Leões é um instrumento excelente para lançar uma campanha de recrutamento de associados destinada a atender às necessidades do quadro social. O evento é realizado anualmente em abril. Geralmente, o Dia Mundial da Posse de Leões é um evento que abrange um distrito, mas a participação de clube é essencial para o sucesso deste programa.

O Dia Mundial da Posse de Leões foi criado sem o intuito de substituir as atividades de posse existentes no clube mas, especialmente, com a intenção de oferecer um novo evento empolgante para complementar aquelas atividades. O Dia Mundial da Posse de Leões é uma simbólica e verdadeira afirmação, para os Leões de sua área e para o público em geral, de que Lions Clubs International está empenhado em recrutar associados de qualidade e em satisfazer as necessidades da comunidade. A participação no Dia Mundial da Posse de Leões irá não apenas estimular o aumento de associados como também ampliará a conscientização do público sobre o seu clube e suas atividades.

Este guia abrangente contém idéias de recrutamento, dicas de planejamento do evento e idéias de relações públicas para ajudar o seu clube e o distrito a realizar um evento significativo e coroado de êxito.

POR ONDE COMEÇAR

Distritos

O Governador de Distrito deve decidir como o seu distrito participará do Dia Mundial da Posse de Leões. Embora a realização de um evento de âmbito distrital tenha potencial para um maior número de participantes, o que pode maximizar o impacto do evento, as cerimônias do Dia Mundial da Posse de Leões podem ser organizadas em nível de região, divisão ou por clubes individuais. Se a cerimônia do Dia Mundial da Posse de Leões for um evento que engloba o distrito inteiro, o próximo passo é determinar onde o evento será realizado. O ideal é incluir no evento todo novo leão da área. Em muitos lugares, o Dia Mundial da Posse de Leões irá cair durante a Convenção Distrital. Se este for o caso, a cerimônia de posse deve ser o ponto alto da convenção, atingindo o número máximo de participantes.

Lions Clubs International promoverá o Dia Mundial da Posse de Leões para leões no mundo inteiro, mas é importante que os planos específicos do distrito sejam diretamente comunicados aos sócios de clube.

Examine as seguintes idéias para comunicar a mensagem:

Os Governadores de Distrito que já participaram de eventos anteriores do Dia Mundial da Posse de Leões sentiram profundamente que o programa ajudou a promover o aumento de associados e a conscientização do público através da cobertura da mídia. Embora os governadores tenham presidido a maior parte das atividades do Dia Mundial da Posse de Leões, o recrutamento e acompanhamento são essenciais em nível de clube.

Clubes

O Dia Mundial da Posse de Leões dá aos clubes uma oportunidade ideal para lançar uma vigorosa campanha de aumento de associados. Embora a cerimônia possa ser um evento do distrito inteiro, os clubes locais irão se beneficiar ao máximo com a posse dos novos associados. Em primeiro lugar, descubra como o seu distrito planeja celebrar o Dia Mundial da Posse de Leões. Avise ao seu Governador de Distrito ou Presidente de Divisão que o seu clube gostaria de participar.

A seguir, planeje um programa de recrutamento coincidindo com o evento. O recrutamento de associados e o acompanhamento em nível de clube são vitais para o sucesso do programa. Reúna-se com a sua comissão de associados e examinem as sugestões que constam deste guia.

Elementos de um evento bem sucedido

Para obter um sucesso total, o Dia Mundial da Posse de Leões deve contar com:

Para ajudar a planejar e realizar um Dia Mundial da Posse de Leões bem-sucedido organize uma reunião de planejamento com os seguintes líderes e peça o seu apoio e idéias:

Governador de Distrito:

O governador planeja e supervisiona os eventos do distrito. Trabalhe com o comitê anfitrião da convenção do distrito para conseguir o local, acomodação com assentos para todos e outras providências necessárias para a cerimônia. Se o Dia Mundial da Posse de Leões não cair durante a convenção, forme um comitê para ajudar a planejar o evento.

Líderes Leões:

O dirigente de maior hierarquia de Lions Clubs International que comparecer ao evento deve presidir a cerimônia. Convide o líder com bastante antecedência para este fim, de modo que ele ou ela esteja preparado.

Assessores de Associados:

Os Assessores de Associados de distrito e o presidente da Comissão de Associados de clube devem ser convocados para desenvolver estratégias de recrutamento de associados, a fim de que um maior número de novos Leões possa participar.

Presidentes de Região e de Divisão:

Os Presidentes de Região e de Divisão podem ajudar a planejar o evento, coordenar os esforços de recrutamento e de relações públicas através do distrito, participar nos desafios de região e divisão e a ajudar a reunir o número esperado de novos Leões em suas áreas.

Presidentes de Clube:

Os Presidentes de Clube devem motivar os seus companheiros a recrutar novos associados, ser os anfitriões de uma noite de recrutamento, participar de desafios de clube e fornecer aos seus assessores de relações públicas os modelos de comunicados à imprensa apresentados neste guia. Eles serão também responsáveis em convidar os novos leões para a cerimônia, já que poderá transcorrer muito pouco tempo entre as datas em que os novos leões ingressaram no clube e a da cerimônia de posse.

Assessores de Relações Públicas:

Os Assessores de Relações Públicas do distrito e o presidente da Comissão de Relações Públicas do clube devem trabalhar juntos e focalizar seus esforços de relações públicas nas campanhas de recrutamento, nos projetos dignos de notícia e no evento do Dia Mundial da Posse de Leões. Eles também serão responsáveis pelo convite à mídia para comparecer ao evento. Lance uma vigorosa campanha de aumento de associados.

O principal objetivo do Dia Mundial da Posse de Leões é recrutar associados de qualidade de uma forma positiva e digna de notícia. Encontram-se, a seguir, algumas técnicas comprovadas de recrutamento de sócios utilizadas por clubes e distritos no mundo inteiro:

O desafio:

Os desafios podem ser feitos entre distritos, regiões, divisões ou clubes. Cada grupo participante simplesmente desafia outro a igualar ou exceder o número de novos associados a serem empossados. O "perdedor" se compromete a fazer algo para o "vencedor" do desafio, tal como dar uma recepção ou ajudar num projeto. Os prêmios podem ser criativos ou fora do comum. Anuncie os desafios para todo o distrito através de boletins, anúncios, visitas e outros encontros.

Noite de recrutamento:

Peça a cada companheiro que convide um associado em potencial para uma reunião especial do clube. Nesta reunião deverão ser apresentados projetos e realizações do clube - e dê oportunidade aos convidados para que conheçam os outros associados.

Voluntários em projetos:

Convide o público a participar de um projeto especial do clube. Os associados irão conhecer melhor os voluntários e podem convidar associados em potencial para uma reunião.

Campanha "Traga Mais Um, Pelo Menos Um":

Cada companheiro é incentivado a fornecer nomes de possíveis associados à comissão de associados do clube. A comissão pode fazer contatos para um possível recrutamento.

Campanha publicitária e promocional de clube:

Eis algumas idéias para buscar associados na comunidade, usando técnicas publicitárias e de relações públicas:

Para solicitar folhetos de recrutamento e outros materiais úteis para sua campanha de aumento de associados, queira, por gentileza, contatar o Departamento de Novos Clubes e Marketing através do telefone: (630) 571-5466 ramal 522, do fax: (630) 571-1691 ou pelo e-mail: inductionday@lionsclubs.org.

Uma vez encerrada a campanha

Forneça ao seu Governador de Distrito, antes de 1º de março, uma estimativa do total de novos associados a serem empossados, para que os certificados especiais e comemorativos do novo associado possam ser providenciados para o evento.

Cada clube participante também receberá um modelo de comunicado à imprensa (também incluído neste guia).

Convide para a cerimônia os novos associados a serem empossados, bem como os associados atuais. Cada clube será o responsável pelo convite dos novos associados a serem empossados e pelo registro destes nomes junto ao governador do distrito ou coordenador da cerimônia.

Celebre um evento significativo

Planejando a cerimônia

Muitas cerimônias do Dia Mundial da Posse de Leões terão lugar durante as convenções de distrito. O seu evento deve ser singular para o seu clube e distrito.

Examine estas idéias ao planejar atividades do Dia Mundial da Posse de Leões:

Cerimônia e Orientação:

Organize um programa ou cerimônia especial de orientação para os novos associados a serem empossados no seu distrito. Esta cerimônia pode ser presidida por líderes leões ou pela equipe de orientação de novos associados do distrito. O programa deve ser ao mesmo tempo informativo e inspirador e aberto a qualquer leão interessado. Um modelo de cerimônia está em anexo.

Obtendo um local para a cerimônia

Uma das etapas mais difíceis no processo de planejamento será estimar o número de pessoas a serem empossadas e obter um local para a cerimônia. Tenha estas dicas em mente:

O Dia Mundial da Posse de Leões é um evento único. Ele dá uma oportunidade para promover atividades de serviço Leonísticos e programas de afiliação para um público interno e externo.

Comunicações internas

Todo Leão deve estar envolvido no evento. Antes de tudo, todos no seu clube ou distrito devem conhecer o Dia Mundial da Posse de Leões e os planos do clube/distrito para este dia. Promova a participação e idéias para o evento através de boletins, sites na Internet, correspondência de clube e qualquer outra publicação.

Planeje uma "sessão de idéias" durante uma das reuniões do clube. Explique em detalhes o Dia Mundial da Posse de Leões e peça idéias a todos os associados para os planos do clube e distrito. Esta é uma chance excelente para saber quem tem contatos com a mídia, celebridades ou autoridades governamentais que possam ser úteis. Aproveite as idéias apropriadas nos seus planos para o Dia Mundial da Posse de Leões.

Trabalhando com a mídia

Se o evento abranger o distrito como um todo, o Assessor Distrital e Presidentes das Comissões de Relações Públicas devem coordenar as responsabilidades de divulgação do programa para que não ocorra duplicação de esforços. O Manual do Assessor de Relações Públicas, disponível através do Departamento de Relações Públicas da sede de Lions Clubs International, é um recurso útil para planejar a divulgação deste evento. Para obter um exemplar, contate este departamento através do telefone: 630-571-5466, ramal 358; fax: 630-571-1685 ou e-mail: pr@lionsclubs.org.

Fazendo com que o seu evento seja digno de notícia

Embora a posse simultânea de um grande número de asssociados de um Lions clube seja digna de notícia em algumas áreas, é uma boa idéia acrescentar um elemento extra de interesse para a mídia local. Considere aproveitar estas sugestões nos planos do Dia Mundial da Posse de Leões:

Havendo interesse do companheiro em conhecer com detalhes todos os procedimentos para colocar em prática o Dia Mundial da Posse de Leões, falecomigo@instrucoesleonisticas.jor.br.

CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".