Projeto Cidadania do Distrito LC-2 faz sucesso entre jovens

CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira *
Ilustração da aluna Marcela de Moura Ribeiro, vencedora do Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz Uma feliz inspiração. Assim se pode chamar a instituição de concursos entre jovens por meio do Projeto "Cidadania", do Governador do Distrito LC-2, CL Frederico Dimov Júnior.

Todos os Concursos (a saber: Redação, para alunos do Ensino Fundamental, Literário, para alunos do Ensino Médio, de Beleza, para jovens entre 15 e 18 anos, além do Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz, para crianças entre 11 e 13 anos, também incorporado ao projeto) tiveram a adesão franca de alunos e escolas nas regiões em que houve empenho da parte dos Presidentes de Clubes, Presidentes de Divisão e Região.

"O objetivo do Projeto Cidadania é levar diretamente aos jovens e indiretamente a suas famílias, informações que venham complementar seus conhecimentos na formação de uma boa cidadania, e assim sendo, ajudando a construir uma sociedade pacífica e justa, onde todos conheçam seus direitos e deveres, colocando-os em prática em suas vidas", explica o Governador Dimov.

A realização de todos os concursos possibilitou uma excelente integração entre Lions, escolas, famílias e comunidade e o desenvolvimento de ações de cidadania.

Coordenados pelas CCaLL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira e Ercy Rodrigues, Assessoras Distritais de Educação e Cidadania, os concursos entre jovens ganharam notoriedade, pela experiência do trabalho de campo, da parte dos clubes, o que os credencia à continuidade e implementação de suas práticas para as próximas gestões, já que se caracterizam como um genuíno trabalho leonístico de qualidade.

Das quatro modalidades de concurso estabelecidas pelo Projeto Cidadania, três já chegaram à eliminatória final: o de Redação, o Literário e, em nível de Distrito, o de Cartaz sobre a Paz.

Concurso de Redação: Classificou-se em 1º lugar, o aluno: Arthur Simão Zanella, do Colégio "Sir Isaac Newton", sob o patrocínio do Lions de São Paulo-Tucuruvi, da Região Leonística Norte com o tema "Um brasileiro de verdade - 100 anos de Santos Dumont, Pai da Aviação". O aluno venceu o concurso com a dissertação: "Um pássaro brasileiro".

Concurso Literário: Classificou-se em 1º lugar, a aluna Jacqueline Dias de Oliveira, da EE "Barão de Suruí", sob o patrocínio do Lions de Tatuí, da Região Leonística Noroeste, que concorreu com o tema - "Ninguém vive só para si", compondo a poesia "Viver é conviver".

Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz: Operacionalizado em nível de Distrito LC-2 pela CaL Maria Fernanda de Morais P. F. Mendonça, Assessora Distrital responsável, teve a participação de 34 finalistas, tendo sido classificada em 1.º lugar, em nível de Distrito, a aluna Marcela de Moura Ribeiro, de Escola patrocinada pelo Lions de São Paulo - Aclimação, da Região Leonística Sul.

Concurso de Beleza

O Concurso de Beleza entre jovens de 15 a 18 anos, de ambos os sexos, faz parte do Projeto Cidadania do Governador do Distrito Lions LC-2, CL Frederico Dimov Júnior, que, juntamente com os Concursos de Redação, para alunos de Ensino Fundamental, Literário, para alunos de Ensino Médio, Concurso Internacional de Cartaz Sobre a Paz, para crianças de 11 a 13 anos compõem as ações da Assessoria Leonística de Educação e Cidadania, cujas responsáveis, em nível do Distrito LC-2, são as Companheiras-Leão (CCaLL) e Supervisoras de Ensino, Eunice Rodrigues de Mello Junqueira e Ercy Rodrigues.

A Governadoria do Distrito LC-2 resolveu apresentar esse projeto de trabalho junto aos Lions Clubes filiados, visando propiciar aos associados a oportunidade de trabalhar, diretamente, com crianças e jovens e indiretamente com suas famílias, promovendo, pela aquisição de conhecimentos e práticas envolvidas, a formação de atitudes, hábitos, ideais e valores socialmente aceitos, construtores da boa cidadania, no pleno exercício do servir desinteressado, lema do movimento leonístico.

Promover o estabelecimento de uma comunhão de forças, envolvendo Lions, família e comunidade, mobilizando todos na busca da harmonia das famílias e da verdadeira beleza, investindo na qualidade moral, na superação da mera vaidade pessoal e no equilíbrio da beleza com a humildade, recrutando alunos de 15 a 18 anos, de escolas públicas e particulares das comunidades pertencentes aos Lions Clubes do Distrito LC-2, foi o objetivo específico do Concurso de Beleza, que nessa data chegou à sua etapa final.

No evento em questão, na eliminatória final do Concurso de Beleza (masculino e feminino) desfilaram jovens estudantes, finalistas, representantes de Escolas da Rede Estadual, Municipal e Particular de Ensino, das Regiões Leonísticas Norte, Leste e Noroeste, do Estado de São Paulo, as duas primeiras da capital e a terceira do interior, sob o patrocínio, respectivamente, dos Lions de São Paulo - Tucuruvi, São Miguel Paulista e Tatuí.

O Desfile teve a honra de contar com a presença de Dirigentes Leonísticos, Companheiros Leões e Domadoras, representando a Governadoria e os Lions Clubes do Distrito LC-2, autoridades civis e militares, educadores pertencentes à Diretoria de Ensino da Região Norte -2, da Secretaria Estadual de Educação, Secretarias Municipais de Ensino e escolas jurisdicionadas, pais, familiares, convidados, alunos, todos participando da alegria de ver desfilar jovens que já foram, anteriormente, classificados, por sua elegância, saúde e beleza.

O Auditório, repleto de luz, de som, de alegria, de torcidas organizadas, representou, publicamente, a boa receptividade e aprovação ao projeto da parte de todos os envolvidos, (Lions - escolas - comunidades - famílias), garantindo sua continuidade para a próxima gestão leonística, graças à plena consecução dos objetivos colimados.

Os candidatos, como nos desfiles anteriores, foram avaliados nos seguintes itens: naturalidade, elegância, beleza, traje, além do item comunicação pelo qual foram argüidos, em duas questões, a primeira de caráter geral, idêntica para todos e a segunda sorteada, no ato.

Para sua apresentação, os finalistas usaram três trajes distintos, a saber: esporte, social e gala e para cada item constante de suas Fichas de Avaliação, a Comissão Julgadora atribuiu pontos de 1 a 5, comissão essa composta por profissionais de áreas ligadas aos quesitos a serem avaliados (jornalistas, "designers" de modas e jóias, cabeleireiros, estilistas, publicitários, educadores, cantora lírica e maestrina, odontólogo, psicóloga, enfermeira, artista plástica), enfim, todos ligados à cultura, arte, estética, saúde, expressão corporal, pré-requisitos da verdadeira beleza.

Classificação final dos concorrentes:

Masculino
1.º Lugar - Felipe Thomé - Colégio "Sir Isaac Newton" - Lions de São Paulo Tucuruvi - Região Norte
2.º Lugar - David José Rodrigues Araújo - Lions de Tatuí - Região Noroeste
3.º Lugar - Edinei Aparecido Lopes - Lions de Tatuí - Região Noroeste

Feminino
1.º Lugar -Valéria David Cervásio - Colégio "Sir Isaac Newton" - Lions de S. Paulo Tucuruvi Região Norte
2.º Lugar - Karina Antunes da Silva - Lions de Tatuí - Região Noroeste
3.º Lugar - Ana Cláudia Barros Provasi - Lions de Tatuí - Região Noroeste


CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira * CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira
Assessora Distrital do Boletim da Governadoria do Distrito LC-2
Assessora Distrital de Educação e Cidadania
Editora do Boletim "Leão Gafanhoto Verde" do LC SP Tucuruvi
E-mail: eunicejunqueira@ajato.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".