Lions de Cabo Frio mantém companhia de balé

CaL Rosinha Menezes *
Bailarinas se preparam para sua apresentação Há quatro anos, o Lions Clube Cabo Frio recebeu a visita de um pai desesperado, buscando um local onde a voluntária Ophelia Curvello pudesse dar aulas gratuitas de balé a crianças carentes. E dizia ele: - o sonho da minha filha era estudar balé, mas eu trabalho em uma padaria e, se não fosse a Professora Ophelia, jamais a minha filha teria o seu sonho realizado. Mas fomos expulsos do espaço que ocupávamos (uma escola!) e eu me lembrei do Lions. Vocês podem nos ajudar cedendo um espaço?

Ora, foi uma bandeira vermelha a acenar para os Leões, verdadeiros Dom Quixotes, loucos para lutar contra os moinhos de vento da falta de solidariedade com os mais carentes. A assembléia concordou com o pedido a título de experiência, pois já tínhamos os nossos escoteiros, e não sabíamos se esta junção de projetos tão diversos poderia dar certo.

Integrantes do Balé da Comunidade Deu tão certo que, no ano seguinte, quando assumi a Presidência do Clube, o balé havia passado de 80 crianças para mais de 120. Propus, então, transformá-lo em uma permanente campanha leonística, dando-lhe o nome de Balé da Comunidade. Com a aprovação da assembléia, adaptamos o chão para as sapatilhas de ponta e adotamos de vez as nossas bailarinas e a nossa voluntária.

Hoje, temos 253 crianças que ostentam, com orgulho, em seu uniforme o dístico "Balé da Comunidade do Lions Clube Cabo Frio, Projeto Ophelia Curvello e recusamos, semanalmente, a média de 10 alunos novos, por absoluta falta de espaço. As aulas, dadas duas vezes na semana, agora ocupam 4 dias, das 14 às 21 horas, já que algumas alunas, moradoras em locais distantes da periferia, dependem da saída do trabalho de seus pais para buscá-las e levá-las a salvo até suas casas.

Já formamos uma bailarina, que foi nomeada, pela Prefeitura, para o projeto PAIF, que leva aulas de balé a escolas mais distantes. Não se espantem! a Prefeitura nos copiou, tal o sucesso do Balé da Comunidade. E já estamos prestes a formar a segunda aluna, também já chamada para o PAIF. Será que, hoje em dia, eles expulsariam o balé?

Integrantes do Balé da Comunidade O mérito do Lions foi o de ter percebido a potencialidade do projeto da professora Ophelia. Mérito maior, creio, é o desta pequenina e bela mulher que, ao perder o marido e o filho, transformou sua tragédia pessoal em benefício do seu próximo. E que, dia 06 de agosto, como ela mesma diz, verá realizado o seu sonho de se tornar, de fato e de direito, uma Companheira Leão, a ser empossada pelo Vice-Governador CL Jorge Fortunato.

A futura CaL Ophelia Curvello formou-se pelo Teatro Municipal do Rio de Janeiro e fez parte do seu corpo de baile por alguns anos, abandonando-o, apenas, para graduar-se em "maïtre de ballet" no Metropolitan Ballet dos Estados Unidos e no Ballet Kirov da Rússia.


CaL Rosinha Menezes * CaL Rosinha Menezes
Assessora Distrital de Preparação de Líderes - AL 2007/2008
Lions Clube de Cabo Frio - RJ
Distrito LC-11
E-mail: romar.rj@gmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".