Projeto Olé - Cotia integra menores carentes ao mercado de trabalho

Formatura de turma do Projeto Olé Preocupados com o crescimento do número de crianças em risco, muitas delas com pais ou familiares respondendo a processos por crimes praticados, companheiros do Lions de Cotia que atuavam e atuam na área jurídica entraram em contato com a Promotoria de Justiça e posteriormente com a Juíza de Direito e apresentaram um Projeto Social a fim de retirar essas crianças da área de risco.

E assim foi criada a parceria que originou o Projeto Olé - Cotia.

O Projeto Olé - Cotia iniciou suas atividades em meados do ano 2.000 através de uma parceria entre o Lions Clube de Cotia e o Poder Judiciário local, cujo objetivo era a assistência à menores carentes em risco, através da educação pelo esporte.

O presidente da época era o CL Eurípides Lombardi Bastos, advogado. O governador da época era o CL Wilson Negrão Vieira.

Inicialmente, o trabalho consistia na manutenção de uma escolinha de futebol, através da qual eram passados os conceitos morais e de cidadania e ainda mantinha um acompanhamento firme no proveito escolar da criança.

Com o passar dos anos este projeto teve seus desdobramentos, substituindo a escolinha de futebol por parceria com uma academia de karatê, porém, com a mesma finalidade da primeira e inserindo a alfabetização de adultos.

No caso do karatê educacional é imprescindível que os alunos estejam cursando a escola regular, com acompanhamento de seu aproveitamento.

Atualmente o projeto conta com aproximadamente 30 crianças assistidas através da academia de karatê

Cursos Profissionalizantes

Sede do Projeto Olé No caso específico dos Cursos Profissionalizantes, a intenção é dar-lhe um apoio na inserção no mercado de trabalho, procuramos atender aqueles que estão cursando ou já concluíram o ensino médio.

Em 2.005, foram iniciados os Cursos Profissionalizantes para Jovens Carentes que estavam adentrando no mercado de trabalho sem nenhuma especialização.

Os cursos profissionalizantes formam duas turmas anuais, uma que vai de março a maio e outra de setembro a novembro, portanto com 90 dias, com média de carga de 30 horas para cada matéria.

A manutenção deste projeto só é possível graças a parceria com empresas locais, que proveram recursos financeiros para tal.

Apesar de não haver parcerias formais na contratação dos formandos, as empresas parceiras, comerciantes, administradores de empresa e a maioria dos companheiros do clube que são empresários, sabendo da qualidade dos cursos ministrados, absorvem a mão de obra dos alunos formandos

Atualmente o projeto conta com aproximadamente 30 crianças assistidas através da academia de karatê e estamos iniciando a 8ª turma dos cursos profissionalizantes com cerca de 200 alunos.

Curso ministrado no Projeto Olé O Curso Profissionalizante abrange as seguintes especialidades: Auxiliar de Departamento Pessoal, Artes Cênicas, Atendimento à Portaria, Gestão de Negócios, Marketing, Matemática Financeira, Mecânica de Autos e Meio Ambiente.

Todos esses cursos são ministrados pelos próprios companheiros do Lions Clube de Cotia, ou por voluntários da comunidade, simpatizantes com o projeto.

O apoio financeiro que viabiliza o projeto tem sido através da parceria com a empresa Hanesbrands Inc. (proprietária das marcas Zorba e Kendall) e atividades de arrecadação de fundos do clube.

Desde seu início o Projeto Olé tem se mostrado dinâmico e em constante crescimento.

Iniciamos agora uma campanha para obtenção de novos parceiros para possibilitar a ampliação do projeto.

Dentre outras propostas, existe a assistência e orientação a gestantes carentes, programa de orientação sobre dependência química aos menores na faixa 7 à 12 anos.

Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".