Receita Federal: alteração cadastral e outras obrigações

CaL Rosinha Menezes *
Nos meses de junho e julho, várias foram as entidades sem finalidade lucrativa que, por força estatutária, realizaram seu pleito eleitoral. E muitos são os casos em que as eleições resultaram em alteração de diretoria. Cabe frisar que é obrigatória a comunicação pelas entidades de toda alteração referente aos seus dados cadastrais, especialmente, a alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ. Sem esta comunicação o novo dirigente estará, por exemplo, impedido de praticar certos atos de caráter econômico-financeiro, no qual se destaca a movimentação de contas correntes bancárias, dentre tantos outros. Do exposto, apresento abaixo algumas considerações acerca desta atualização, que deve ser realizada junto à Receita Federal do Brasil, para conhecimento dos interessados, esperando que sejam úteis para as novas administrações.

Solicito apreciarem a conveniência de divulgar este e-mail aos Dirigentes Leonísticos da sua região.

Registro dos atos

A primeira providência é registrar o ato alterador, no caso em comento, a ata de eleição da nova diretoria, junto ao Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas que jurisdiciona o município de domicílio da entidade. Para tanto, deverão ser observados as seguintes ações:

Para maiores informações, consulte o Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas. É sempre aconselhável conhecer as regras básicas de redação de atas, a fim de evitar possíveis exigências, muitas delas dificílimas de serem cumpridas por parte da entidade após a confecção da ata. Observações: A título de informação, os Cartórios de Registro Civil das Pessoas Jurídicas disponibilizam em seus sites, o modelo do Requerimento Geral (RCPJ - Requerimento Geral ) , que deverá ser previamente preenchido pelo representante legal da entidade, com reconhecimento de firma.

Vale ainda lembrar que as atas de eleição de nova diretoria, bem como outras de vários gêneros, são geralmente confeccionadas em 3 (três) vias de igual teor, mantendo-se uma no livro de atas, e remetendo-se as outras 2 (duas) para registro em cartório, que devolverá uma delas devidamente registrada, arquivando-se a outra.

Documentação

Documentação necessária para atualização de cadastro junto à Receita Federal do Brasil:

  1. Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica - FCPJ gerada por intermédio do Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD CNPJ). A transmissão deve ser feita exclusivamente pela Internet por meio do programa ReceitaNet.
  2. Os documentos abaixo relacionados:
    1. Original do DBE, assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ (novo presidente da entidade), ou seu preposto anteriormente indicado ou seu procurador constituído em instrumento público (registrado em cartório) ou particular (com firma reconhecida do outorgante), ou protocolo de transmissão da FCPJ. A assinatura no DBE deverá ter firma reconhecida em cartório;
    2. No caso de DBE assinado por procurador, cópia autenticada da procuração pública ou particular;
    3. cópia autenticada do ato alterador (ata de eleição e posse da nova diretoria devidamente registrada em cartório).

Observação:

  1. Quanto aos documentos dos itens b-2 e b-3, não enviem originais, pois estes não serão devolvidos.
  2. Apenas os documentos citados na letra "b" deverão ser encaminhados à unidade cadastradora de jurisdição do contribuinte.
  3. A recepção destes documentos pela Agência da Receita Federal é feita através de 3 formas: por SEDEX, entrega direta ou por atendimento agendado. A entidade poderá optar pela forma que melhor lhe interessar. Cabe frisar que esta é a rotina normal, podendo variar de acordo com a unidade de atendimento. A entrega por SEDEX é observada por todas as unidades de atendimento da Receita Federal do Brasil espalhadas pelo país.

Por SEDEX, a documentação é entregue pelos Correios, geralmente na parte da tarde, e a resposta ao pedido é normalmente disponibilizada pela equipe de servidores em 1 ou 2 dias.

Por entrega direta, a documentação pode ser encaminhada por qualquer mensageiro da entidade, junto ao setor de triagem da Agência, que posteriormente a encaminhará ao setor competente. A resposta ao pedido é normalmente disponibilizada pelos servidores em 1 ou 2 dias.

Por atendimento agendado, a entidade interessada promove, preliminarmente, o agendamento de seu serviço, pela internet ou pelo telefone 146. No dia e horário escolhidos, o representante da entidade comparece à unidade para que seja prestado o atendimento. A resposta ao pedido, salvo casos excepcionais (falta de energia, queda nos sistemas, etc) será imediata. No caso de Pedidos de CNPJ não é necessário que o representante da entidade seja o próprio responsável legal e tampouco é necessária a apresentação de procuração.

Preenchimento da FCPJ

Como visto anteriormente, a Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica é um dos documentos que devem ser obtidos e corretamente preenchidos para que a alteração cadastral tenha efeito. Trata-se de um documento eletrônico, gerado por intermédio do Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD CNPJ). Deve ser corretamente preenchido, não sendo necessário imprimí-lo, bastando apenas transmití-lo eletronicamente para à Receita Federal Brasileira. A transmissão deve ser feita exclusivamente pela Internet por meio do programa ReceitaNet. Muitas pessoas optam por imprimir este documento, a fim de facilitar a verificação do correto preenchimento.

Assim, o interessado deverá baixar em seu computador dois programas: o PGD CNPJ e o Receitanet. No sítio da RFB foram extraídas as informações abaixo, que descrevem os procedimentos que devem ser adotados pela entidade para envio dos dados:

  1. Procedimentos do contribuinte - Envio por meio do programa Receitanet. Para efetuar a transmissão de sua solicitação via Internet, o contribuinte deverá adotar os seguintes procedimentos:
    1. O contribuinte deverá ter instalado em sua estação de trabalho o Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD CNPJ) - e o aplicativo ReceitaNet.
    2. O PGD do CNPJ deverá ser usado para preencher os dados relativos ao pedido. c) Após gravar no disco rígido por meio da opção "Gravar Para Entrega à RFB" no menu "Documentos", o contribuinte deverá transmitir os dados , selecionando a opção "Transmitir via Internet", no mesmo menu, ou clicando no ícone respectivo na barra de ferramentas. Nesse momento aparecerá a tela principal do ReceitaNet. Acionar o botão "Enviar". A transmissão somente será possível se a estação de trabalho estiver conectada à Internet e estiver sido instalado o Programa ReceitaNet. Os dados enviados serão armazenados em um servidor da RFB que funcionará como uma base temporária.
    3. A transmissão efetuada com sucesso ensejará a gravação do Recibo de Entrega. O recibo de entrega deverá ser impresso, em uma via, através da opção "Imprimir" do PGD do CNPJ.
    4. O número constante do recibo de entrega (número do recibo / número de identificação) servirá como código de acesso, que permitirá ao contribuinte consultar o andamento do seu pedido na página da RFB na Internet, opção "Consulta da Situação do Pedido de CNPJ enviado pela Internet".

Num primeiro momento o sistema realizará automaticamente pesquisa prévia que resultará em pendências ou não. Havendo pendências, estas serão disponibilizadas ao contribuinte na Internet para consulta, impressão e resolução. Não havendo pendências, disponibilizará para impressão o Documento Básico de Entrada no CNPJ (DBE) ou Protocolo de Transmissão, o qual conterá o número do recibo/número de identificação, e informará o endereço da unidade cadastradora para onde o contribuinte deverá encaminhar a documentação necessária (DBE com firma reconhecida ou Protocolo de Transmissão e, se for o caso, cópia autenticada do ato constitutivo / alterador / deliberativo).ATENÇÃO: DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA - No caso de ato constitutivo / alterador / deliberativo não envie documentos originais e sim cópias autenticadas. Os documentos não serão devolvidos. O DBE deverá ser assinado pela pessoa física responsável ou procurador, contendo firma reconhecida em cartório. O reconhecimento de firma da assinatura no DBE é dispensado no caso de solicitação de órgão público ou de utilização de convênio com órgão de registro.

Passo a passo: baixando o programa:

Preenchendo a FCPJ:

Está encerrado o preenchimento da FCPJ. Vale lembrar que qualquer falha de preenchimento pode ser determinante para o indeferimento do pedido. Esteja atento. Antes de gravar o documento, verifique se algum campo ficou pendente de preenchimento, em "Documentos", "Verificar Pendências".

Não havendo pendências, grave para transmissão pela internet para RFB, em "Documentos", "Gravar para Transmissão".

Após a gravação do arquivo, transmita pelo aplicativo Receitanet, que deverá também ser baixado no site da Receita Federal do Brasil, em "Documentos", "Transmitir pela Internet".

Feitos estes procedimentos, caberá agora acompanhar o resultado do pedido enviado, conforme descrito nos itens D e E informados acima (Procedimentos do contribuinte - envio por meio do programa Receitanet).

Persistindo qualquer dúvida, procure uma unidade de atendimento da Receita Federal do Brasil.

Carlos Tuñas Santiago
Agente da Receita Federal do Brasil de Cabo Frio


CaL Rosinha Menezes * CaL Rosinha Menezes
Assessora Distrital de Preparação de Líderes - AL 2007/2008
Lions Clube de Cabo Frio - RJ
Distrito LC-11
E-mail: romar.rj@gmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".