![]() Vista parcial do páteo interno do Abrigo Cazuza Pinheiro
|
Isto foi possível graças a doação de um terreno de 1,5 ha, pelo Sr. José Desidério Pinheiro Ramos, conhecido pelo nome de Cazuza Pinheiro o qual deu nome ao abrigo
Em 1.997, no segundo semestre, por indicação da CaL Josinete Marinho e companheiros do Lions Clube do Recife - Setúbal, visitaram o Abrigo Cazuza Pinheiro e para surpresa de todos tratava-se de uma instituição bastante carente, quase abandonada com uma direção sem a mínima condição de gerenciamento.
Em função do aspecto desagradável do abrigo o Conselho Diretor do Lions Clube do Recife - Setúbal decidiu adotar medidas paliativas para melhorar o ambiente, construindo uma calçada em frente aos quartos para evitar infiltrações nas paredes por ocasião das chuvas e uma passarela. Isto com pouquíssimos recursos advindo de bingos e outros eventos de pouca renda. Estas medidas vieram melhorar o ambiente proporcionando mais conforto aos idosos abrigados.
A CaL Josinete Marinho por iniciativa própria providenciou a elaboração de um projeto e ampliação e modernização das dependências do abrigo, entregando-o a diretoria da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, com escritório no bairro da Várzea em Recife e sede na Holanda, que tinha na época como responsável o Padre João Micyners.
Como era de se esperar a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus aprovou o projeto e foi liberada a primeira parcela de U$S 29.000 no primeiro semestre do ano de 2000 e posteriormente de acordo com o andamento das obras foram sendo liberados mais U$S 19.000, perfazendo um total de U$S 48.000. Neste projeto foram utilizados ainda recursos provenientes de doações do comércio local e pessoas físicas.
Benfeitorias
Na ampliação e modernização do Abrigo Cazuza Pinheiro foram executados os seguintes serviços:
Coube ao Lions Clube do Recife - Setúbal a doação de colchões, travesseiros, lençóis e fronhas, ventiladores, liquidificador industrial e outras necessidades de urgência.
Recentemente houve a inauguração de 03 suítes para proporcionar um conforto maior aos velhinhos abrigados e num futuro breve todos os aposentos serão transformados em suítes.
O Abrigo Cazuza Pinheiro:
O Abrigo Cazuza Pinheiro localiza-se na Cidade de Paudalho distante 40 quilômetros do Recife.
O abrigo foi constituído no ano de 1941 e entrou em funcionamento em 1.943.
Sua Razão Social é: Sociedade Instrução e Beneficência "Abrigo Cazuza Pinheiro".
O Abrigo Cazuza Pinheiro está formalizado com existência jurídica e legal de Entidade Não Governamental, sem fins lucrativos, com Estatutos e Regulamentos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, pois só assim poderá receber recursos de outras entidades.
O Abrigo Cazuza Pinheiro tem administração própria, assim constituída:
Presidente: Antonia Cavalcante de Oliveira.
Secretária: Maria Sônia Cabral da Silva.
Tesoureira: Maria do Socorro Pereira dos Santos
Conselho Administrativo: formado por dez membros.
Organização e Recursos
O Abrigo Cazuza Pinheiro tem a capacidade para abrigar vinte e oito internos, sendo homens e mulheres.
Os recursos para o funcionamento da instituição vêm do pagamento das mensalidades dos idosos internos (dos que podem pagar), contribuição de sócios e aluguéis de quatro imóveis. Os idosos que não podem pagar recebem tratamento idêntico ao que colabora.
Com a arrecadação paga-se os funcionários e alimentação para o abrigo. Enfermeiras e médicos são voluntários. Caso seja necessário o atendimento de emergência, os doentes são levados em ambulâncias da prefeitura para o Hospital de Carpina, distante doze quilômetros de Paudalho.
Os idosos recebem todas as assistências necessárias para uma melhor qualidade de vida.
Cabe ao Lions Clube do Recife - Setúbal observar o emprego das doações efetuadas pelo Clube e o tratamento dispensado aos idosos, principalmente com a limpeza e a higiene.
Número de cômodos:
O abrigo é composto dos seguintes cômodos:
Toda a estrutura é de alvenaria.
Atividades realizadas no abrigo pelo Lions Clube do Recife - Setúbal
O Abrigo Cazuza Pinheiro é um primor de atendimento à velhice carente, que passa a ser uma velhice feliz, pois ali existe um verdadeiro pedacinho do céu.
O Lions Clube do Recife - Setúbal se faz presente em todos os períodos festivos: na Páscoa, no Carnaval, nas Festas Juninas, nas festas Natalinas, Dia dos Pais, Dia das Mães, além de visitas rotineiras, levando carinho e assistência aos idosos, dirigentes e funcionários.
Toda vez que os associados do Lions comparecem ao abrigo tem festa.
Na Páscoa e no Natal acontece uma missa e depois é servido um almoço, além da distribuição de presentes aos idosos e funcionários, sempre de valor para uso imediato, visando o conforto dos idosos, como colchões, travesseiros, lençóis, artigos de higiene e limpeza, etc.
A animação sempre fica por conta do Coral da Igreja do Espírito Santo.
"Hoje, o Abrigo Cazuza Pinheiro mantido pelo Lions Clube do Recife - Setúbal é um marco e é referência da Associação Internacional de Lions Clubes, porquanto representa aquilo que é pregado pelos Leões, mote principal de seu Lema: Nós Servimos. A comunidade está graças ao empenho de seus Leões e Domadoras, servida de uma entidade construída para sua serventia, especialmente no que se pode melhor buscar o amparo: os idosos, que vêm, após uma vida dedicada, difícil, laboriosa, buscar o abrigo que não é sempre que lhe é ofertado. O abrigo para o fim de seus dias, sem ficar devendo obrigações a familiares, a amigos. Abrigo que lhe permite encarar com orgulho, com fé na humanidade, com cabeça erguida seu final de existência. A comunidade têm hoje, graças aos Leões e Domadoras do Lions Clube do Recife - Setúbal uma entidade de porte, com trabalhos profissionais e dedicados, sendo sua manutenção o Projeto Permanente do Clube",relata enfaticamente o Presidente do Lions Clube de Recife - Setúbal, o companheiro CL Elton Antonio Pimentel Vasconcelos.
O Abrigo Cazuza Pinheiro é a principal atividade do Lions Clube do Recife - Setúbal.
O Lions Clube do Recife - Setúbal tem outras atividades comunitárias, colaborando com Núcleo de Apoio ao Doente do Interior - NADI, Abrigo Santa Luzia e o Projeto "O Pequeno Nazareno"
![]() Placas e fotos no abrigo
|