Talentosa bailarina de Cabo Frio Carolina de Souza Bastos é premiada em concurso internacional

CaL Rosinha Menezes *
Carol encara o frio em Nova York
Carol encara o frio em Nova York

Carol treina em Nova York
Carol treina em Nova York

Carol e Davi
Carol e Davi

Professora Ophelia Curvello prepara as bailarinas para sua apresentação
Professora Ophelia Curvello prepara as bailarinas para sua apresentação

Integrantes do Balé da Comunidade
Integrantes do Balé da Comunidade

Fundada em 1999 pelos bailarinos do Balé Bolshoi, Larissa e Gennadi Saveliev, o Youth American Grand Prix - YAGP é uma organização educacional criada para valorizar o trabalho de várias companhias de dança e também para revelar talentos promissores oportunizando condições de ingressarem nas mais importantes escolas de dança do mundo.

Em 2005, a UNESCO das Nações Unidas - Organização Educacional, Cientifica e Cultural reconheceu a contribuição do YAGP à educação internacional de dança premiando a organização com o credenciamento no prestigioso Conseil Internacional de La Danse da UNESCO (CID).Por sua característica, o concurso democratiza oportunidades a talentos de todas as classes e região do país.

Escolas como a Canada's Royal Winnipeg Ballet School, John Cranko School of Stuttgart Ballet, Pricess Grace Academy of Classical Dance, New Zealand School of Dance, Royal Ballet School, Paris Opera Ballet, The Ailey Schhol, America Ballet Theatre, The Harid Conservatory, Joffrey Ballet School, San Francisco Ballet School e The Washington School of Ballet proporcionaram bolsas de estudos a brasileiros que buscam uma oportunidade de se profissionalizar. A seletiva para este ano foi realizada em Indaiatuba, SP em setembro de 2009 e recebeu bailarinos de todos os estados brasileiros, ansiosos para demonstrarem seus talentos na semana de 20 a 28 de março, em New York..

Escolhida nesta seletiva juntamente com o aluno Davi Mota, com o apoio do Lions Clube de Cabo Frio, da mídia local e de empresários da cidade, a jovem Carollina de Souza Bastos embarcou para Nova Iorque. Em meio a bailarinas e bailarinos de todo o mundo, a pequena menina de 12 anos destacou-se como um dos mais jovens promissores talentos da Competição Internacional de Balé Youth America Grand Prix (YAGP), em Nova York - EUA. A cabofriense conquistou, além de diversos elogios dos jurados, bolsa integral para estudar na renomada Joffrey Ballet School, em Chicago.

Convocada ao palco do YAGP para receber das mãos de Alexei Kremnev, diretor artístico do Joffrey Ballet, a proposta de bolsa, Caroline - ou Carol, para a família e amigos - deu-se conta de que toda a dedicação em horas e horas de ensaio e aulas e mais aulas de balé clássico não foram em vão.

Aluna desde os seus primeiros passos de balé da professora e maître de balé Ofélia Corvello, Carol nunca deixou de acreditar que a rígida disciplina exigida pela professora lhe renderia bons frutos.

Carol acumula prêmios desde seu primeiro ano no Balé da Comunidade Ofélia Corvello, promovido pelo Lions Clube de Cabo Frio, que tem como proposta fundamental o ensino de Balé Clássico ao público infantil e juvenil. Aberto a toda a comunidade, o projeto é destinado principalmente às crianças e jovens cujas famílias não dispõem de maiores recursos para ofertar formação específica e complementar, especificamente na prática da dança clássica, de modo a propiciar às alunas participantes um conjunto de benefícios de fundamental importância ao desenvolvimento e formação pessoal. Entenda-se nesse sentido, tanto a formação física como também a de caráter social e cultural. Nas aulas práticas de dança e ainda nos ensinamentos teóricos e históricos do balé, busca-se que os alunos alcancem o desenvolvimento pessoal, cultural e social.

Desde 1999, a maitre de ballet e Companheira Leão Ofélia Corvello vem atuando e aplicando sua experiência profissional no setor cultural. Idealizado e implantado há dez anos na cidade de Cabo Frio pela professora Ofélia Corvello, o Ballet da Comunidade atende atualmente a 340 crianças, em sua maioria estudantes da rede pública de ensino infantil e fundamental. Toda a estrutura de pessoal formada para atender o referido projeto é baseada em serviço de voluntariado prestado por pais de alunas e pelos associados do Lions.

No último dia do evento, uma grande apresentação encerrou essa etapa na vida da jovem. Juntamente com outros participantes do concurso, Carol participou de uma coreografia montada em menos de uma semana e apresentada na noite de gala ao lado de já consagrados bailarinos, como Polina Semionova, Evgenia Obratszova, Marcelo Gomes, entre outros. Carol mostrou que já está pronta para grandes vôos e, em julho, a nossa estrelinha embarcará definitivamente para Chicago.


CaL Rosinha Menezes * CaL Rosinha Menezes
Assessora Distrital de Preparação de Líderes - AL 2007/2008
Lions Clube de Cabo Frio - RJ
Distrito LC-11
E-mail: romar.rj@gmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".